domingo, 5 de março de 2017

CARIOCA: Após 3 a 3 em belo clássico, Flu bate Fla nos pênaltis e fatura a Taça Guanabara!

Domingo, 05 de março de 2017. 
As equipes do Rio de Janeiro fizeram um dos melhores jogos da temporada 2017 por todo Brasil.
Depois de muita confusão, o futebol. E um belo futebol. O Fluminense conquistou neste domingo o título da Taça Guanabara ao vencer o Flamengo nos pênaltis por 4 a 2, depois de empate por 3 a 3 no tempo normal de um grande jogo. As duas equipes jogaram de maneira ofensiva e perseguiram o gol o tempo todo. Foi uma partida que recompensou totalmente os 27.549 torcedores (25.451 pagantes) das duas torcidas que foram ao Engenhão.
Flamengo e Fluminense honraram a tradição do clássico. Fizeram um jogaço. Os dois times procuraram o ataque o tempo todo - os tricolores, no início, foram mais comedidos, mas sem renunciarem à proposta ofensiva -, com velocidade, boas infiltrações e jogadas agudas.

LÁ E CÁ!
Na primeira etapa, as duas equipes tiveram comportamento bastante semelhante. Estavam bem no setor de meio de campo e no ataque, mas suas defesas falhavam constantemente. Esse ingrediente, porém, tornou o jogo ainda mais eletrizante e com bastante emoção.

O Fluminense lamentou a ausência de seu principal jogador, Gustavo Scarpa (machucado), mas na etapa se ressentiu mesmo foi da falta do poder de marcação de Douglas, que não atuou por estar suspenso. O rubro-negro, com o time completo, manteve o padrão das últimas partidas - com exceção da defesa, que cometeu erros de posicionamento incríveis.
 Fluminense bate Flamengo e é campeão da Taça Guanabara
Os dois primeiros gols saíram de falta a favor do Flamengo. Mas quem marcou primeiro foi o Flu. Diego cobrou falta na barreira e, no rebote, a bola sobrou para Wellington Silva ainda no campo de defesa. Ele avançou em velocidade, se livrou de Rafael Vaz e bateu na saída de Muralha.

Quatro minutos depois, aos 8, Pará cobrou falta, Júlio César falhou na saída de gol e, na sequência, Arão marcou. Foi o primeiro gol que o Fluminense levou na Taça Guanabara, em sua sétima partida.

Outra falha de defesa tricolor, esta da zaga, permitiu a Guerrero cabecear para o chão e, no rebote de Júlio César, Everton fez a primeira virada do jogo.

Mas o Flu iria buscar. Empatou numa cobrança de pênalti de Henrique Dourado (Guerrero tocou com a mão na bola) e virou em nova e clamorosa falha da defesa do Flamengo, que mal posicionada permitiu a Wellington lançar Lucas. Livre, o lateral penetrou e tocou na saída de Muralha.

MUITA EMOÇÃO!
Na etapa final, o ritmo alucinante do primeiro tempo não se repetiu - já era esperado, em função do desgaste inicial. O Flamengo parecia até meio sonolento. Em vantagem, o Fluminense procurou cadenciar o jogo, valorizando a posse de bola e buscando as jogadas sobretudo pelo lado esquerdo.
 
MENGO NO ATAQUE
O técnico Zé Ricardo, então, procurou tornar seu time mais ofensivo, colocando os atacantes Gabriel e Berrio - este entrou no lugar no volante Willian Arão. Pouco depois, colocou Felipe Vizeu no lugar de Trauco - Everton foi para a lateral esquerda.


Então, o Flamengo passou a pressionar, embora exposto aos contra-ataques. Até que conseguiu uma falta, de Richarlison em Pará, na entrada da área. Guerrero bateu com maestria, no canto esquerdo de Júlio César, que nem se mexeu.

O empate animou ainda mais o Flamengo, que manteve a pressão. Mas a decisão acabou indo para os pênaltis. Então, converteram Lucas, Henrique, Marquinho e Marcos Junior marcaram e deram o título ao Fluminense. Para o Flamengo, Diego e Guerrero marcaram, mas Rever e Rafael Vaz perderam.

Ficha técnica da partida:
FLUMINENSE 3x3 FLAMENGO (Nos pênaltis, Flu 4x2). Flu campeão da Taça Guanabara.
Local: Estádio Nilton Santos, “O Engenhão”, no Rio de Janeiro.
Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães
Renda: R$ 1.258.830,00
Público: 25.451 pagantes (Total: 27.549)
Gols no tempo normal: Wellington Silva 4' 1T, Henrique Ceifador 32' 1T, Lucas 40' 1T (Flu);
 Willian Arão 7' 1T, Everton 23' 1T, Guerrero 39' 2T (Fla).
Equipes:
Fluminense - Júlio César; Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Pierre, Orejuela, Sornoza (Marquinho), Richarlyson e Wellington Silva (Calazans); Henrique Ceifador (Marcos Junior). Técnico: Abel Braga.
Flamengo - Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco (Felipe Vizeu); Rômulo, Willian Arão (Berrio), Diego e Mancuello (Gabriel); Everton e Guerrero. Técnico: Zé Ricardo

Fonte: AFI

Com "frango" de Edson e golaço de Renatinho Potiguar, Globo vence ABC e é campeão

Domingo, 05 de março de 2017.
Por GloboEsporte.com/RN
O VOO DA ÁGUIA
O Globo entrou na partida precisando vencer para ser campeão do primeiro turno do estadual. Conseguiu. Desde o primeiro minuto, não se intimidou com o ABC e buscou o resultado sem abandonar o seu estilo ofensivo. O time trocava passes no meio-campo e apostava na velocidade de Romarinho para tentar chegar ao ataque, mas o Alvinegro se defendia bem e também partia para cima. No fim do primeiro tempo, um escanteio para o ABC resultou em uma falha bizarra de Gegê e Romarinho partiu no contra-ataque com velocidade, sendo parado por Guedes já próximo a área. Renatinho Carioca cobrou a falta e marcou o seu quinto gol na bola parada na competição para abrir o placar. Depois do gol, a Águia se defendeu como pôde e o ABC arriscou tudo, com Geninho tirando Romano e Levy para colocar Nando e Dalberto, mas não deu: em mais uma jogada de contra-ataque, a bola sobrou para Renatinho Potiguar ajeitar com categoria e dar um belo chute no ângulo de Edson para matar a partida.
 
OS GOLS
O primeiro gol do Globo foi na cobrança de falta de Renatinho Carioca, mestre do time neste tipo de jogada, mas contou com uma falha bizarra do goleiro Edson. O goleiro conseguiu alcançar a bola rasteira no canto esquerdo, mas não segurou e a deixou resvalar no seu corpo para entrar no gol devagar  - o modo mais dramático para o torcedor. Cleiton e o goleiro até tentaram evitar o gol na sequência, mas a bola já havia cruzado a linha.

Já no fim do segundo tempo, quando o ABC pressionava com todos os jogadores, Renatinho Potiguar recebeu uma bola de Glaucio na entrada da área, ajeitou com categoria e bateu com tranquilidade no ângulo de Edson para sair nos braços da torcida. A jogada começou com um contra-ataque de Ângelo, que levou a bola até a linha de fundo para ganhar tempo. No bate rebate, os jogadores do ABC achavam que o lance havia ido para tiro de meta, mas o árbitro deixou o jogo rolar. Foi quando Glaucio pegou a bola em um momento de displicência da defesa do ABC e deu o passe para Renatinho Potiguar.
 

FESTA EM CEARÁ-MIRIM
O Globo FC é uma equipe formada no município de Ceará-Mirim em 2012 e, desde o seu surgimento, se configurou como uma força do futebol potiguar. A equipe conquistou a segunda divisão do estadual em 2013 e, no ano seguinte, o primeiro turno da elite. De lá para cá, conseguiu boas campanhas, mas esbarrou no 'quase'. O título do primeiro turno é de bicampeão e garante o calendário da equipe com a Copa do Brasil e Copa do Nordeste, mas o time de Luizinho Lopes quer mais: se sagrar campeão do Campeonato Potiguar. A vaga na final já está garantida com a vitória de hoje!
 
ALVINEGRO CANSADO
O ABC pouco conseguiu produzir taticamente no jogo deste domingo. Geninho promoveu a mudança no ataque de Nando para Caio Mancha, mas não surtiu efeito. O atacante, assim como Nando em jogos anteriores, ficou muito isolado na frente e não conseguiu ter a bola no pé. O trio Gegê, Echeverría e Erivélton pouco fez, a não ser jogadas pelas laterais com lançamentos para a área, mas não surtiu efeito e se tornou previsível para o Globo.
 
Geninho tentou mudar a postura da equipe colocando Fábio Gama no lugar de Gegê para auxiliar na criação, Nando no lugar de Romano e Dalberto no lugar de Levy para ir no tudo ou nada, mas não teve sucesso. A equipe mostra poucas opções táticas e sinais de cansaço pela jornada de jogos que está fazendo, com partidas da Copa do Nordeste, Campeonato Potiguar e Copa do Brasil.

DESTAQUE
PRÓXIMOS CONFRONTOS
O Globo só volta a campo no dia 15 de março, pela segunda rodada do returno, contra o Alecrim. Do outro lado, o ABC encara o São Paulo nesta quarta-feira, no Morumbi, pela Copa do Brasil.

ABC e Globo se enfrentariam na primeira rodada do returno, no dia 12, mas a partida foi adiada por causa do confronto do Alvinegro contra o Itabaiana, pela Copa do Nordeste, e só acontecerá no dia 29 de março.