domingo, 2 de outubro de 2016

Volta Redonda-RJ 4 x 0 CSA-AL - Campeão invicto, inédito e com passeio na Série D!

Domingo, 02 de outubro de 2016. 
O Volta Redonda-RJ é o primeiro campeão nacional de 2016. Com uma atuação irretocável, o time fluminense goleou o CSA-AL, por 4 a 0, para conquistar o título invicto da Série D do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado, 1º/10, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).
Volta Redonda goleia o CSA em casa e fatura título invicto da série D 2016. Foto: Volta Redonda Oficial 
Esta é a primeira vez que o Volta, com apenas 40 anos de fundação, conquista um título em âmbito nacional. Antes, suas maiores conquistas foram os vices do Carioca de 2005 e da Série C de 1995, além dos títulos de quatro títulos da Copa Rio, torneio similar à Copa Paulista. O Voltaço foi campeão invicto - 16 jogos, com dez vitórias e seis empates -, igualando o feito do Sampaio Corrêa no ano de 2012.

Já o CSA, 37 vezes campeão alagoano, amarga o quarto vice nacional. Já ficara com o segundo posto nas edições de 1980, 82 e 83 da Taça de Prata. Em 2017, os dois times estão garantidos na Série C do Brasileiro ao lado de São Bento e Moto Club-AM. Ambos também subiram nesta edição da Série D, mas caíram nas semifinais.

TÍTULO GARANTIDO!
A partida teve um início típico de um jogo decisivo. Os dois times entraram muito tensos e com excesso de vontade. Fato que influenciou no alto número de faltas. Mesmo com pouco espaço, o CSA teve ótima chance de abrir o placar aos nove minutos. Após cobrança de falta, o zagueiro Leandro Cardoso, sozinho, mandou para fora.

Este primeiro lance de perigo foi pura ilusão. Logo, o Volta Redonda conseguiu impor seu jogo de futebol eficiente, quase sempre explorando as falhas adversárias. O primeiro gol saiu em uma cochilada da defesa alagoana aos 26 minutos. O atacante Dija baiano recebeu nas costas dos zagueiros, invadiu a área e deu um toque sutil na saída do goleiro Pantera.

O gol era o que os donos da casa precisam para assumirem o controle total da partida. Desorganizado, o Azulão tentou buscar o empate a qualquer custo e cedeu muitos espaços. E foi aproveitamento esta brecha que o Voltaço ampliou. Aos 31 minutos, o volante Marcelo cruzou da direita e o meia Marcos Júnior, chegando de trás, cabeceou no ângulo esquerdo do goleiro.

O segundo gol implodiu de vez os visitantes, que já apresentavam certo nervosismo. O terceiro tento foi a prova deste descontrole emocional. Aos 38 minutos, Pantera saiu do gol para uma bola defensável, mas soltou nos pés do atacante David Batista. Após o presentão, o jogador só empurrou para o gol vazio.

SÓ NA BOA!
Depois de um primeiro tempo em que liquidou o jogo, o Volta retornou dos vestiários disposto a “cozinhar” o jogo. O CSA tentou esboçar uma pressão no início, mas quem quase marcou foi o time mandante. Aos 14 minutos, após cruzamento rasteiro da direita, o atacante Michel Cury carimbou o travessão embaixo do gol.

Apesar de toda a luta do Azulão para diminuir o “estrago”, o time fluminense viveu uma noite iluminada. Mesmo sem esforçar-se tanto, os mandantes chegaram ao quarto gol em nova falha de Pantera. Após cruzamento na área, o goleiro errou feio na saída de bola e Marcos Júnior só completou para as redes.

O quarto gol acabou com qualquer esperança dos visitantes tentarem uma reação. No final, ainda quase saiu o quinto gol dos donos da casa. Marcelo deixou Dija Baiano em ótima condição, mas ele acabou travado pelo lateral Denilson.

Ficha técnica da partida:
Jogo: Volta Redonda-RJ 4x0 CSA/AL (Jogo de ida foi 0x0)
Fase Final da Série D
Data: 1º/10/2016 – Horário: 21h00
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Antônio Santos Nunes (PI)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Herman Brumel Vani (SP)
Renda: R$ 137.000,00. Público: 6.748 pagantes (7.848 torcedores)
Cartões Amarelos: Dija Baiano (Volta Redonda-RJ); Denilson, Leandro Cardoso, Marcos Antônio, Kelvin, Jeferson Maranhense (CSA-AL)
Gols: Dija Baiano 26' 1T, Marcos Júnior 30' 1T, David Batista 39' 1T, Marcos Júnior 21' 2T.
Equipes:
VOLTA REDONDA/RJ - Mota; Osmar, Daniel Felipe, Gilberto e Cristiano; João Cleriston, Marcelo e Marcos Júnior (Luiz Gustavo); Rafael Pernão (Douglas Pedroso), David Batista (Michel Cury) e Dija Baiano.Técnico: Felipe Surian
CSA-AL - Pantera; Denílson, Leandro Souza, Leandro Cardoso e Rafinha; Panda, Marcos Antônio, Kelvin, Didira (Marcelo Nicácio) e Bismarck (Jeferson Maranhense); Jônatas Obina (Azul). Técnico: Oliveira Canindé.
Fonte: AFI