quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

LUTO! Morreu o maior Patrono do futebol Assuense.

QUARTA FEIRA, 17 DE DEZEMBRO DE 2014.
 

Ao anoitecer deste dia 17 de dezembro de 2014 recebo do companheiro Edmilson da Silva a notícia de que o Comandante Edgard Montenegro falecera em Natal. Tive muitas alegrias na vida e uma delas está ligada a figura do comandante Edgard Borges Montenegro, quando na noite do dia 12 de outubro de outubro de 2001, adentrava gramado a dentro aquele senhor de passadas firmes e seguras, e empunhando a nossa bandeira como se estivesses ainda com seus 18 anos e começando o curso superior em lavras (MG), para entregar aos Assuenses o seu sonhado Estádio de Futebol. Esta imagem jamais esquecerei, por isso republico aqui um texto que fiz quando o Estádio Edgarzão completou 10 anos de sua fundação. Ao comandante Edgard, fica a saudade de todos nós, mas o seu gesto em prol do futebol Assuense e do vale como também suas inúmeras ações estarão sempre guardadas nos corações daqueles que realmente amam este bendito torrão chamado Assu.
Para escrever sobre os 10 anos do Estádio Edgarzão registrado nesta quarta-feira (12/10/2011), tenho que obrigatoriamente escrever também sobre o homem que se dispôs em abrir mão de parte do seu patrimônio em prol do esporte Assuense, fazendo doação de um terreno para a LAD de 200x200m na bela quinta do farol, considerada área nobre da cidade para que o nosso estádio fosse erguido, depois de um pedido feito por vários desportistas dentre eles João Tibúrcio, Batista Carvalho, Clóvis de Didi e Nascimento (Todos de saudosa memória); Foi um gesto de cidadania e amor pela sua terra e pelo seu povo; Quem tem um gesto desta grandeza imortaliza seu nome para todas as gerações. Por isso a história do Estádio Edgarzão se confunde com a própria história do Comandante Edgard Borges Montenegro (Foto).
 
Dr. Edgard herdou de forma natural a veia politica do seu pai Major Montenegro e do sogro o saudoso líder politico Dr. Amorim. Campeão brasileiro de basquete olímpico pela universidade de Lavras em Minas gerais, Dr. Edgard depois de formado voltou para o Assu, onde foi eleito Prefeito e depois Deputado estadual. Quando garoto eu sempre ouvia falar da habilidade politica do comandante, do seu discurso fácil e principalmente da sua disposição de ver um Assu próspero, pujante, desenvolvido. A doação de um terreno para a LAD e a construção do estádio de futebol para os Assuenses é um gesto que jamais pode ser esquecido por todos nós; As conquistas mais importantes do futebol da nossa terra não teriam vindo não fosse este gesto nobre do Comandante; Por isso em nome de todos os desportistas e pelo título inédito de Campeão Estadual de Futebol Profissional 2009, obrigado comandante Edgard Montenegro, por este patrimônio do esporte Assuense chamado Edgarzão. Jamais vou esquecer a luta árdua que o GRUPEA abraçou juntamente com a comunidade Assuense para que estádio fosse feito, foi difícil, vários obstáculos e barreiras apareceram mas que foram superados pois o esforço e a união de todos foi decisiva em transformar um sonho que parecia impossível em realidade.
Texto: L. Filho - Imagens LAD/PMA. 

Futebol do RN: Avaliação física e teórica para árbitros e assistentes!

QUARTA FEIRA, 17 DE DEZEMBRO DE 2014.
Neste sábado (20/12), a partir das 08:00 da manhã será realizada avaliação teórica para árbitros e assistentes da CEAF para fins de composição da Relação Anual de Árbitros para 2015. A prova teórica será na Academia da Policia Militar.

Na parte da tarde, a partir das 15h00, será feita avaliação física na pista do Campus da UFRN. 

Conheça a relação dos árbitros e assistentes inscritos para a realização das provas, clicando aqui.
Fonte: FNF.


América-RN e Globo FC reeditam final do estadual na Copa do Brasil 2015!

QUARTA FEIRA, 17 DE DEZEMBRO DE 2014.

O Rio Grande do Norte inicia a Copa do Brasil de 2015 com quatro representantes, mas perderá um deles já na primeira rodada. O sorteio dos confrontos realizado pela CBF, nesta terça-feira, apontou o duelo entre América-RN e Globo FC. Os times reeditarão a final do Campeonato Potiguar 2014, quando o Mecão acabou ficando com o título estadual. Esta será também a primeira vez que duas equipes potiguares se enfrentam na história da competição. O presidente da Águia de Ceará-Mirim, Marconi Barretto, comemorou o fato de não encarar um adversário da Série A. De acordo com a separação dos potes feita pela CBF, o Globo poderia encarar os catarinenses Avaí, Chapecoense e Joinville, que fazem parte da elite do Brasileirão. O mesmo pote continha cinco equipes da Série B - América-MG, Paraná, Boa Esporte, Bragantino e Paysandu -; e dois clubes da Série C: ASA-AL e América-RN.
Marconi Barretto, presidente do Globo Futebol Clube (Foto: Tiago Menezes)
Marconi Barretto também aposta na melhor preparação do Globo (Foto: Tiago Menezes).
Esse sorteio beneficiou mais o Globo FC do que o América-RN. O Globo estava em um pote que poderia nos colocar em um duelo contra um clube da Série A, que vai receber muito dinheiro esse ano. Querendo ou não, o investimento é bem maior do que em um clube que está na Série C. Com relação ao América-RN, ele poderia ter pego clubes que têm uma estrutura bastante inferior à do Globo. Nós vamos chegar na Copa do Brasil com três meses de preparação, porque não avançamos na Série D, mas mantivemos as atividades. ABC e América-RN estavam jogando até pouco tempo, tiveram que dar férias aos jogadores e só iniciarão a preparação mais tarde. Então, do meu ponto de vista, esse sorteio foi melhor para o Globo - analisou Marconi Barretto, presidente do clube de Ceará Mirim. Para o Mecão, os possíveis adversários eram Interporto-TO, Luziânia-DF, São Raimundo-RR, Moto Club-MA, Jacuipense-BA, Lajeadense-RS, Globo FC, Operário-MT, Ituano e Águia Negra-MS. Coincidentemente, o sorteio acabou apontando o duelo entre potiguares. A gente classifica como razoável para o América-RN enfrentar o Globo FC logo na primeira fase. O lado bom é que vamos evitar o desgaste de uma viagem longa, porque o jogo é em Ceará-Mirim, e os possíveis adversários do América-RN seriam clubes de cidades mais distantes. Por outro lado, é péssimo para o futebol do Rio Grande do Norte perder um representante já na primeira fase. Vamos pegar um adversário estruturado e que, em seu primeiro ano jogando a primeira divisão do estadual, já foi vice-campeão. Temos certeza que será um jogo dificílimo. O América-RN não pode achar que vai ser um adversário fácil. Dentro do estádio deles, o Barretão, eles são favoritos, mas nosso objetivo esse ano de 2015 é voltar à Série B. Então, vamos entrar fortes em todas as competições que vamos disputar - comentou Eliel Tavares, diretor de futebol do Mecão. O adversário do vencedor do confronto entre América-RN e Globo FC sai do duelo entre Atlético-GO e Coruripe/AL.
América-RN x Globo FC - Ricardo Lopes (Foto: Augusto Gomes)
América-RN e Globo FC fizeram final do Campeonato
Potiguar deste ano na Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes)
Sobre a Copa do Brasil!
A competição terá 87 equipes, se considerado o duelo prévio entre Atlético-AC e Real Noroeste-ES. Seis equipes não participam das três primeiras fases da Copa do Brasil. São elas os cinco brasileiros presentes na Libertadores - Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Inter e São Paulo - e o Fluminense, melhor colocado no Brasileirão excluindo-se o G-4. Estes clubes só entram na Copa do Brasil nas oitavas de final. A competição se inicia no dia 25 de fevereiro e será disputada até 27 de maio, quando haverá uma pausa para a realização da Copa América do Chile. No dia 5 de julho, a Copa do Brasil volta a ser disputada até o dia 25 de novembro.
Por GloboEsporte.comNatal.

Confira os confrontos da 1ª fase da Copa do Brasil 2015:

LADO DIREITO
CHAVE 1
Coritiba x Villa Nova-MG
Fortaleza x River-PI
Ponte Preta/SP x Vilhena-RO
Boa Esporte/MG x Moto Club-MA

CHAVE 2
Vasco/RJ x Rio Branco-AC
Cuiabá-MT x Murici-AL
Atlético-GO x Coruripe-AL
América-RN x Globo/RN

CHAVE 3
Atlético Paranaense/PR x  Remo/PA
Tupi/MG x Alecrim/RN
Ceará x Confiança/SE
América/MG x Luiziânia/D.

CHAVE 4
Grêmio/RS x Campinense/PB
CRB/AL x Amadense/SE
Criciúma/SC x Atlético/AC ou Real Noroeste/ES
Bragantino/SP x Lajeadense/RS.

CHAVE 5
Bahia x Nacional/AM
Luverdense/MT x Cabofriense/RJ
ABC/RN x Boavista/RJ
Paysandú/PA x Águia Negra/MS

LADO ESQUERDO
CHAVE 1
Palmeiras/SP x Vitória da Conquista-BA
Sampaio Corrêa-MA x Estrela do Norte-ES
Vitória/BA x Anapolina-GO
ASA/AL x São Raimundo-RR

CHAVE 2
Botafogo/RJ x Botafogo-PB
Caxias-RS x Capivariano-SP
Figueirense/SC x Princesa do Solimões-AM
Avaí/SC x Operário-MT

CHAVE 3
Santos/SP x Londrina-PR
Madureira/RJ x Maringá-PR
Sport/PE x CENE-MS
Chapecoense/SC x Interporto-TO

CHAVE 4
Flamengo/RJ x Brasil-RS
Salgueiro-PE x Piauí
Náutico/PE x Brasília-DF
Paraná x Jacuipense-BA

CHAVE 5
Goiás x Santo André/SP
Icasa-CE x Independente-PA
Portuguesa/SP x Santos-AP
Joinville/SSC x Ituano/SP

Futebol do RN: Anderson Oliveira, ex-Campinense, é anunciado pelo Potiguar de Mossoró!

QUARTA FEIRA, 17 DE DEZEMBRO DE 2014.
Anderson Oliveira, atacante do Potiguar de Mossoró (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)
Anderson Oliveira, atacante do Potiguar de Mossoró (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação).
O Potiguar de Mossoró apresentou ontem terça-feira, mais quatro reforços para a disputa do estadual do próximo ano. O atacante Anderson Oliveira, ex-Campinense e São Paulo-RS; os zagueiros Alexandre, ex-Alecrim, e Erivaldo, ex-Manaus; e o atacante Adriano, ex-Guarany de Sobral/CE, participaram de um treino no CT Manoel Barreto Filho, em Mossoró, ao lado restante do elenco e do técnico Wassil Mendes. Natural de São Leopoldo/RS, Anderson Motta de Oliveira começou a carreira no Canoas, entre 2005 a 2007. O atacante ainda tem passagem por XV de Jaú, Caxias, Campinense, Metropolitano-SC, Uberlândia, ASA, CSA, Corinthians-AL, São Luiz-RS, Itumbiara, São Paulo-RS e Avenida/RS. - O Potiguar é um clube importante, tem uma grande torcida, e eu estou orgulhoso em vestir essa camisa. A torcida pode esperar muito empenho e muita força de vontade. Vou trabalhar forte para ajudar a equipe e espero junto com meus companheiros conquistar todos os objetivos dentro da competição - disse. O zagueiro Alexandre Henrique Rodrigues de Araújo tem 24 anos, é natural de Natal e estava sem clube desde que defendeu o Alecrim, no Campeonato Potiguar deste ano. O jogador tem passagens por ABC, São Gonçalo-RN, ASSU, Baraúnas, Fernandópolis/SP, Santa Cruz-RN, América-RN, Treze, Guarany de Sobral/CE, Fluminense de Feira-BA, CSA/AL, CSP/PB e Confiança/SE.
Alexandre, zagueiro do Alecrim (Foto: Gabriel Peres/Divulgação)
Alexandre esteve no Alecrim durante o Campeonato
Potiguar deste ano (Foto: Gabriel Peres/Divulgação)
Já o zagueiro Erivaldo de Oliveira Silva tem 33 anos e é natural de Atalaia, interior alagoano. O defensor já atuou por vários clubes, como CSE, Águia Negra, São Domingos, Sport Atalaia, Comercial-AL, CSA, CRB, Ypiranga-PE, Ipanema/AL, Parnahyba/PI, Sete de Setembro-AL, Ipitanga-BA. O atacante Francisco Adriano de Brito Costa, ou Adriano, tem 27 anos e começou a carreira no Fortaleza. Depois, passou pelo Ferroviário/CE, São Caetano/SP, CRB/AL, Santo André/SP, Corinthians-AL, Horizonte/CE, Itapipoca/CE e Guarany de Sobral/CE.
Por GloboEsporte.com/Natal

Futebol do RN: ABC sonha com atacante Wallyson para celebrar centenário em 2015!

QUARTA FEIRA, 17 DE DEZEMBRO DE 2014.
Wallyson treino do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Wallyson saiu do Botafogo após o rebaixamento (Foto: Vitor Silva / SSPress).
Mesmo antes de iniciar as comemorações para o seu primeiro centenário, o ABC pode dar um grande presente aos torcedores em 2015. A contratação do atacante Wallyson, revelado pelo Mais Querido em 2007, é tratada com carinho nos bastidores do clube e dirigentes buscam meios para viabilizar a transação. O jogador de 26 anos, que não renovou com o Botafogo após fazer parte da má campanha que rebaixou o time carioca à Série B do Campeonato Brasileiro, curte férias em Natal e aguarda definição dos seus empresários sobre o seu destino na próxima temporada. O presidente Rubens Guilherme disse ao GloboEsporte.com que o ABC está preparando várias ações, dentro e fora de campo, para festejar o centenário, e que o retorno do atacante pode ser uma grande ação de marketing para o clube. Em 2015, o clube disputará três competições: o Campeonato Potiguar, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro. Isso é um desejo de todo dirigente e de todo torcedor abecedista. Ele (Wallyson) foi o último craque a ser revelado pelo ABC. Ele é um atleta novo, com muita habilidade e que adquiriu muita experiência, até internacional, por conta dos vários clubes e competições que já disputou. Trazer Wallyson de volta ao ABC pode ser uma situação real, mas dependemos de vários fatores. Um jogador com a qualidade dele no nosso elenco, seria excelente para nossos trabalhos com o setor de marketing do clube - revelou Rubens.
Loja do ABC - Rubens Guilherme, presidente do ABC (Foto: Jocaff Souza)
Presidente Rubens Guilherme confirma desejo de ter Wallyson em 2015 (Foto: Jocaff Souza)
 Como os direitos econômicos do atacante são ligados ao Deportivo Maldonado, clube de investidores no Uruguai, o jogador seria negociado por empréstimo até o final de 2015. Para que a negociação se concretize, os salários de Wallyson - em torno de R$ 80 mil - seriam pagos por um grupo de conselheiros abecedistas, além de receitas provenientes de ações de marketing, que seriam destinadas ao pagamento dos direitos de imagem do jogador. O presidente do ABC não descarta a possibilidade de acerto com o atacante, mesmo sabendo do alto valor da negociação. Não custa nada sonhar com o retorno dele. Ele é uma figura muito simples e que tem o carinho de toda a torcida do ABC. Até o final desta semana, estamos resolvendo algumas pendências do nosso departamento de futebol, e, assim que possível, iremos conversar sobre esse assunto (Wallyson) - finalizou. Wallyson tem 26 anos e despontou para o cenário nacional em 2007, quando foi campeão potiguar e conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro com o ABC. No ano seguinte, foi negociado com o Atlético-PR. Depois, ainda defendeu o Cruzeiro, sendo artilheiro da Copa Libertadores em 2011. Após sofrer grave lesão no mesmo ano, foi emprestado ao São Paulo. Após passagem pelo Bahia, no ano passado, defendeu o Botafogo em 2014 e fez parte do grupo que foi rebaixado para a Série B.
Por Jocaff Souza/Natal -  GloboEsporte.com

Futebol do RN: Moroni reconhece dificuldades, mas diz: "estou aqui para fazer o Baraúnas competitivo"!

QUARTA FEIRA, 17 DE DEZEMBRO DE 2014.
Paulo Moroni tem como objetivo recuperar a credibilidade do Baraúnas no mercado – Foto Wilson Moreno
Paulo Moroni tem como objetivo recuperar a credibilidade
do Baraúnas no mercado – Foto Wilson Moreno
O técnico Paulo Moroni é eternamente grato pelo carinho que recebe do Baraúnas de Mossoó devido ao título de campeão estadual conquistado pelo clube quando ele era o treinador da equipe, em 2006. No entanto, o comandante reconhece que não só de lembrança será construída sua nova passagem pelo tricolor. Quase nove anos se passaram desde a conquista e de lá para cá muita coisa ficou diferente. Os problemas daquela época talvez não sejam os mesmos de agora, mas um em especial se torna o grande desafio. A crise financeira por qual passa o clube é uma realidade que não foi escondida pela atual diretoria e mesmo com a falta de dinheiro, está lançado o desafio de montar um elenco de baixo custo, mas competitivo. “Espero que a diretoria consiga controlar esse problema (de salários atrasados) e amenizar essa dificuldade financeira. Venho neste momento justamente para ajudar. Preferia ter vindo em uma época melhor, mas aceitei o convite e estou aqui para fazer o Baraúnas ser competitivo”, disse Moroni, que completou: “Eu tenho uma carreira de 15 anos como técnico de futebol. O que eu posso garantir ao torcedor sobre a minha pessoa e como profissional é o respeito ao clube e o trabalho ao máximo em prol do objetivo que é ser campeão”. Paulo Moroni acredita que para tornar o Baraúnas bem visto novamente no cenário esportivo é preciso resgatar a credibilidade, e isso só será viável a partir das conquistas. “Aceitei esse convite em um momento bem delicado do Baraúnas, onde não há muita credibilidade. Há uma nova diretoria querendo estruturar a parte externa, para fazer o time volte a ter um nome bom no mercado. A solução é aumentar o poder aquisitivo para ter contratações melhores e dentro de campo procurar o melhor desempenho possível”, completou.

TREINOS
Ontem, o Baraúnas teve o seu primeiro dia de atividades após a apresentação de segunda-feira na Toca do Leão. Esta fase inicial da pré-temporada será montada em cima das atividades físicas. “Na pré-temporada vamos trabalhar bastante as atividades na areia e na academia com a musculação. Depois do feriado do Natal devemos dar início aos trabalhos com bola, mas antes disso só a parte física”, informou Moroni. Enquanto os treinos seguem no Centro de Treinamento do Baraúnas, a diretoria continua negociando, com base nas condições financeiras do clube, para contratar os jogadores que foram indicados pelo técnico. “Primeiro estamos tentando viabilizar as contratações. Entre seis ou sete jogadores que já foram contratados em definitivo devem chegar até quinta-feira (amanhã), e outros quatro que ainda vamos fechar devem chegar durante o fim de semana”, previu o treinador do time. O Baraúnas faz sua estreia no Campeonato Estadual 2015 contra o atual vice-campeão da competição, o Globo de Ceará-Mirim. O confronto está marcado para o dia 25 de janeiro e acontecerá no Estádio Nogueirão, em Mossoró.
Matéria publicada no Blog Tatutom Sports.