sábado, 22 de fevereiro de 2014

Potyguar/CN participará do Campeonato Estadual - Segunda Divisão, deste ano!

SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2014.
O Potyguar de Currais Novos participará do estadual da Segunda Divisão de Futebol 2014. A informação foi dada pelo presidente do clube, o Sr. Geraldo Francisco (Foto) na tarde deste sábado (22) no programa "Bola de Fogo" da sua Rádio Ouro Branco. O mesmo falou por telefone que o tricolor do Seridó participará sim da Segunda Divisão de futebol e que cumprirá o cargo de presidente do clube até o fim do seu mandato que termina em outubro próximo. Segundo ainda o mesmo, que logo após a Copa do Mundo de futebol, anunciará o projeto oficial para participação do Leão do Seridó na Segundona deste ano.

Por Cesário Júnior (Garrincha) – Blog Terra da Xelita.

Máster: Time da Cerâmica Tavares goleia na estreia do Intermunicipal de Parelhas!

SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2014.
Time da Cerâmica Tavares 
Na abertura do Campeonato Intermunicipal de Máster de Parelhas,  promovido pela Liga Parelhense de Desportos (LPD), a Equipe da Cerâmica Tavares do Povoado Juazeiro, município de Parelhas, goleou o Arsenal de Carnaúba dos Dantas, pelo elástico placar de 6 x 1. Os gols da Cerâmica Tavares foram marcados por Teteu 2, Ranunfo 1, Sebão 1, Jardel 1 e Elian 1, enquanto que Sérgio marcou o gol de honra do Arsenal.
O Árbitro foi Genaldo de Souza Azevedo, auxiliado por Éverton da Silva Costa e Ricardo Lí.
As equipes atuaram da seguinte maneira:
A Cerâmica Tavares com: Marcelo (Junhão), Railson (Antonio), Dedé (Dinda), Bernardo (Jailson) e Sebão (Jardel); Elian (Marinézio), Roquete, Ranunfo e Tonheca; Teteu e Naldinho (Pereca). Ténico: Reinaldo.
O Arsenal perdeu com: Zeca, DDD, Fidélio, Ddido e Valdir; Pepeto (Luciano), Paulinho, Adriano e Sérgio; Fábio e Nêgo.
 
Time do Arsenal de Carnaúba dos Dantas.
Na partida  realizada no Estádio Luciano de Souza Barreto, em Santana do Seridó, a Seleção de Equador venceu o Centenário de Parelhas por 1 x 0.

Completando a rodada, neste domingo (23) teremos 04 jogos:

Pelo Grupo A - Em Santana do Seridó:
Pela manhã - Associação Master de Santana do Seridó x Seleção de São José do Sabugi-PB.
À tarde: Seleção de Soledade-PB. x Seleção de São Vicente-PB.

Pelo Grupo B - No Povoado Juazeiro:
Pela manhã - Grêmio da Cachoeira x São Paulo de Jardim do Seridó.
A tarde: 15 de Agosto de Acari x A Tenda de Jardim do Seridó.
Fonte: Blog do Toscano Neto (Carnaúba dos Dantas).
PARCEIROS

Comitiva da seleção do México visita Arena das Dunas, em Natal!

SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2014.
Foto aérea da Arena das Dunas, em Natal - rodada inaugural (Foto: Canindé Soares)
Arena das Dunas recebe México x Camarões dia 13/06 (Foto: Canindé Soares)
Uma comitiva formada por três membros da Federação Mexicana de Futebol esteve em Natal nesta sexta-feira para conhecer a Arena das Dunas. O México enfrenta a seleção de Camarões no dia 13 de junho, na primeira partida sediada pelo estádio potiguar na Copa do Mundo de 2014. Os mexicanos fizeram ainda uma rápida visita às instalações do Estádio Frasqueirão, que servirá como centro de treinamento para quatro das oito seleções que jogarão na cidade durante a primeira fase do Mundial. De acordo com Wilson Cardoso, conselheiro do ABC, a visita não estava prevista na programação da comitiva e durou cerca de 15 minutos. Foi tudo muito rápido. Eles olharam vestiário, academia, campo de treino, gostaram muito da estrutura. Perguntaram quando o campo ficaria em condições de treino, e questionaram a reforma dos vestiários e as obras de acesso ao CT - conta Wilson. De acordo com o conselheiro do ABC, os mexicanos prometeram voltar em breve para visitar o CT com mais calma. Nesta semana, um dos diretores da Federação Italiana de Futebol esteve no estádio para acompanhar o andamento das reformas que estão sendo feitas no local.
Estádio Frasqueirão, do ABC (Foto: Canindé Soares)
Estádio Frasqueirão receberá quatro seleções durante a Copa do Mundo (Foto: Canindé Soares)
O prazo final dado pela Fifa para a conclusão das obras termina no dia 22 de maio. O gramado do Frasqueirão deverá ser reinaugurado no dia 6 de março, na partida entre ABC e Globo FC. No entanto, a reforma nos vestiários ainda não tem previsão de conclusão e as obras de acesso ao CT ainda nem  começaram. Estamos esperando uma posição da prefeitura de Natal desde o dia 19 de novembro para iniciar as obras no entorno do nosso estádio - explica o conselheiro.
Por GloboEsporte.comNatal
PARCEIROS

Polícia Militar define esquema de segurança para clássico de Mossoró!

SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2014.
A Polícia Militar reuniu representantes das torcidas organizadas de Potiguar e Baraúnas para definir o esquema de segurança para o clássico deste domingo. O jogo, válido pela quinta rodada do Campeonato Potiguar, será realizado no Estádio Nogueirão, em Mossoró. Além dos torcedores, representantes da Liga Desportiva Mossoroense também participaram do encontro na manhã de ontem sexta-feira (21/02).
 Torcida do Potiguar de Mossoró lota o Nogueirão (Foto: Divulgação/ Potiguar)
Esquema define medidas de segurança para
primeiro clássico Potiba do ano (Foto: Divulgação/ Potiguar)
Durante a reunião, ficou definido que a torcida do Potiguar irá se concentrar no bairro Abolição I, de onde segue para o Nogueirão escoltada pelo Grupo Tático de Operações. Já a torcida do Baraúnas se reúne no bairro Boa Vista, e depois se encaminha para o estádio, também escoltada pela PM. De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, o coronel Alvibá Gomes, ao final do jogo, deixa primeiro o estádio a torcida da equipe que perder a partida. Em caso de empate, ficou definido que a torcida do Potiguar deixará primeiro o Nogueirão. O adversário deixa o estádio 30 minutos depois. Tratamos diretrizes de segurança. Até agora não tivemos nenhuma ocorrência de confusão envolvendo torcidas neste Campeonato Potiguar. Esperamos que essa paz permaneça no próximo domingo. Eles assinaram um termo de conduta e se comprometeram a respeitar os limites impostos pela PM - afirmou o coronel Alvibá.
Os torcedores assinaram um pacto de paz e se comprometeram a manter a ordem dentro e fora do Estádio Nogueirão. Cerca de 150 homens farão a segurança dos torcedores. Ao todo iremos utilizar um destacamento de 150 policiais. PM, Força Tática, Cavalaria, Grupo Tático e Rocam farão a segurança de todos que forem ao jogo. Esperamos um bom jogo e que ocorra tudo em paz - finalizou o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar. O Baraúnas é quarto colocado na tabela do primeiro turno, com quatro pontos, enquanto o rival Potiguar tem três pontos e está na sétima colocação.
Por GloboEsporte.comNatal
PARCEIROS

STJD pune volante do América de Natal com dois jogos de suspensão!

SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2014.
Márcio Passos, volante do América-RN (Foto: Jocaff Souza)Márcio Passos desfalca América-RN no jogo da volta contra o CRB (Foto: Jocaff Souza)

O volante Márcio Passos, do América de Natal, está fora do segundo jogo contra o CRB, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. O jogador foi punido com dois jogos de suspensão devido à expulsão na partida contra o Confiança, na primeira fase do torneio regional. O julgamento foi realizado ontem sexta-feira (21/02) pela 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Este é o terceiro desfalque do Mecão para o confronto. Na partida de ida, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o volante Val e o zagueiro Adalberto foram expulsos e cumprem suspensão. América-RN e CRB jogam na próxima quinta-feira, às 19h30, na Arena das Dunas, em Natal. No primeiro duelo, o time alagoano venceu por 2 a 0. Para conquistar a classificação, o Mecão precisa vencer por três gols de diferença. Se devolver o mesmo placar, a decisão da vaga para as semifinais será nos pênaltis.

Por GloboEsporte.comNatal

Federação apresenta nova bola do Campeonato Potiguar!

SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2014.
O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, apresentou na manhã desta sexta-feira a nova bola do Campeonato Potiguar. Trata-se do modelo S11 Pro, da Penalty. A nova bola já estreia no clássico entre América e ABC, neste domingo, na Arena das Dunas, em Natal. O jogo está marcado para as 17h.
Nova bola do Campeonato Potiguar (Foto: Divulgação/10 Sports)
Nova bola do Campeonato Potiguar (Foto: Divulgação/10 Sports)

A FNF vinha utilizando bolas Topper, cedidas pela Federação Paulista de Futebol. A parceria com o novo fornecedor de bolas foi captada pela 10 Sports, agência que gerencia o marketing da FNF. Durante evento realizado na sede da Federação, também foi oficializado o projeto do Tribunal de Justiça Desportiva que visa reverter as multas de atletas em cestas básicas. Duas entidades serão beneficiadas com a ação durante o Campeonato Potiguar: a Casa do Bem e o Centro Educacional Dom Bosco.
Por GloboEsporte.comNatal
PARCEIROS

Cícero e Isaías, ex-adversários em campo, unem forças na comissão técnica do Baraúnas!

SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2014.
Cícero Ramalho e Isaías
Independente da situação das equipes, o clássico é sempre um jogo diferenciado e traz detalhes dentro e fora de campo que merecem registro. Essa é uma situação que envolve qualquer clássico, e com Potiguar e Baraúnas não seria diferente, mesmo vivendo um momento de extrema pressão daqueles que se julgam donos do futebol do Rio Grande do Norte.

Mas retornando ao clássico, um detalhe chama atenção para o confronto programado para amanhã, se nada de estranho, extracampo, acontecer. Na comissão técnica do Baraúnas, jogadores que já tiveram embates memoráveis, goleiro Isaías defendendo o tricolor e o atacante Cícero Ramalho vestindo a camisa 9 do Potiguar, estarão, pela primeira vez, do mesmo lado, porém do lado de fora do campo.

Hoje, o ex-goleiro ocupa a função de treinador, enquanto o ex-atacante trabalha exatamente como seu auxiliar. Quando jogava, pelas entrevistas que concedia ao jornal O Mossoroense, Cícero dizia que gostava de entrar na área e enquanto a bola não chegava, ficava provocando o goleiro Isaías, dizendo que iria fazer o gol. Era uma provocação em que os dois travavam uma boa luta, cada um tendo seu momento de alegria ou tristeza, mas sempre dentro de um nível profissional que nunca abalou o relacionamento entre os dois que hoje iniciam um trabalho bem entrosado na comissão técnica do Leão do Oeste.

Fonte O Mossoroense. 
PARCEIROS

Emissora britânica denuncia prostituição de jovens no Brasil antes da Copa!

SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2014.
Intrigada com o fato de que organizadores da Copa do Mundo tenham alertado turistas sobre a existência de prostituição infantil no Brasil, uma emissora britânica veio ao País conferir se - e como - adolescentes eram exploradas no mercado do sexo. Vagando pelas ruas do Recife, a rede de televisão descobriu jovens entre 12 e 17 anos cheirando cola, muitas delas envolvidas com prostituição. A reportagem foi informada de que, por R$ 10 ou R$ 20, uma menina aceitaria ir para a casa com o estrangeiro ou ser levada para um motel. Recife é uma das cidades que vai receber os jogos da Copa, como destacou a emissora. As informações são da Sky News.
"Elas vendem seus corpos", informou um homem que se identificou como "dono da rua" por onde passou a reportagem. "Elas vão para boates e outros lugares onde sabem que onde sabem que ocorre prostituição, mas também há aqueles que vêm aqui e as levam, pagam por sexo", garantiu. Meninas ouvidas pela emissora relataram que nem sempre se sentem seguras, e às vezes "coisas ruins" acontecem nas ruas. Aos 17 anos, a irmã de uma garota de 12 anos diz que a prática é comum na família: ela se prostitui desde os 13, e disse que chegou a vender o corpo por até R$ 3.
O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil estima que meio milhão de crianças e adolescentes são vítimas da prostituição no Brasil, e teme que muitos sejam levados para áreas que receberão turistas durante a Copa do Mundo. Uma campanha promovida em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que pessoas viajando ao País durante a Copa do Mundo podem ser presas caso explorem jovens com menos de 18 anos. Nos voos de uma companhia aérea britânica, um vídeo com participação de jogadores como David Luiz, Ramires e Frank Lampard também alerta sobre o crime.

Fonte: Portal Terra

Policia Ambiental troca tiros com caçadores e apreende material em Currais Novos!

SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2014.
A Polícia Ambiental mais uma vez realizou fiscalização na região de Currais Novos mediante denúncia de que havia muitos caçadores agindo nesta região.

A guarnição adentrou a mata e deparou-se com caçadores que reagiram atirando nos policiais. Houve troca de tiros na sequencia e os caçadores se evadiram utilizando do conhecimento do local que já tinham.

Apesar da fuga dos indivíduos, a guarnição conseguiu apreender armas de fogo deixadas para trás, juntamente com equipamento de caça e muitas arribaçãs mortas.

Chamamos ainda a atenção para o fato de que estavam caçando em uma postura, ou seja, em um local usado pelas aves para se reproduzir, onde foram achados ninhos e ovos com as aves mortas ao lado.

Felizmente nenhum policial foi ferido, no entanto, foi feita uma busca nos hospitais da cidade por haver a possibilidade de um dos caçadores ter sido atingido. As buscas continuam!

Fonte: Pelotão Ambiental de Caicó – Via Blog de Niltinho Ferreira.

Futebol do RN: América anuncia goleiro Fernando Henrique, ex-Fluminense e Ceará!

SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2014.
fernando henrique fluminense treino (Foto: Wallace Teixeira / Photocâmera)
Goleiro Fernando Henrique
O goleiro Fernando Henrique, de 30 anos, é o novo reforço do América F.C de Natal para a disputa do Campeonato Potiguar. O atleta assina contrato com o clube rubro até novembro deste ano e chega para brigar pela posição com Andrey, que está lesionado.

Fernando Henrique foi campeão brasileiro pelo Fluminense em 2010, e tem passagem pela Seleção Brasileira sub-20. O goleiro estava sem clube depois de não ter o contrato renovado pelo Ceará, em dezembro do ano passado.

De acordo com diretor de futebol do América, Eliel Tavares, o jogador chega a Natal neste sábado e realiza exames médicos na segunda-feira.

- Entramos em contato com o Fernando Henrique e fizemos a proposta. Ele aceitou e deve estar chegando a Natal neste sábado. O contrato ainda não foi assinado. Ele fará exames e, se não acontecer nada de errado, ele será o mais novo jogador do Mecão - afirmou Eliel Tavares.

Fernando Henrique disputou a Série B pelo Ceará no ano passado, e atualmente estava em Santos apenas treinando.

Por Globo Esporte/RN
PARCEIROS

Ngueirão de Mossoró - Promotor aguarda relatório do Corpo de Bombeiros!

SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2014.
Corpo de Bombeiros
Responsável por assinar a ordem de interdição do estádio Nogueirão na última sexta-feira (14), o promotor José Augusto Peres ainda aguarda relatório do Corpo de Bombeiros para decidir se o estádio permanece aberto ao público ou se volta a ser fechado.
Em contato com o blog, o promotor explicou que soube dos problemas que aconteceram na noite da última quarta feira (19) com os carros pipas no Nogueirão, mas evitou fazer qualquer julgamento enquanto o relatório do Corpo de Bombeiros não chegar em suas mãos.
“Eu não posso adivinhar o que vem no relatório. O bombeiro tem autonomia para interditar e se quiserem já podem interditar. Soube que houve problema, mas não posso me manifestar em cima de conjecturas. Posso recomendar ou pedir judicialmente a interdição, mas até agora não chegou nenhum relatório e só volto para a promotoria amanhã”, falou.
A partida entre Potiguar e Corintians sofreu um atraso de 50 minutos devido a falta de engate na mangueira do caminhão.

Foto: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste
PARCEIROS

Boa notícia - Governadora autoriza elaboração de projeto para nova adutora de Currais Novos!.

SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2014.
Adutora será construída a partir da barragem Armando Ribeiro Gonçalves
A Governadora Rosalba Ciarlini autorizou, na noite desta sexta-feira (21), a elaboração do projeto para a nova adutora de Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito durante reunião na Governadoria que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, do deputado estadual Ezequiel Ferreira, do prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, dos secretários da Semarh, Leonardo Rêgo, do presidente da Caern, Yuri Tasso, do diretor Presidente do Ipem, Carlson Gomes, e de uma comissão formada por vereadores e de membros da Câmara dos Dirigentes Lojistas da cidade. No encontro, foram discutidas questões referentes à melhoria do abastecimento de água em Currais Novos em duas frentes: a primeira é emergencial, que prevê uma adutora de engate rápida a partir da barragem Armando Ribeiro Gonçalves; a segunda contempla uma solução definitiva, com a construção de uma adutora que já teve a produção do projeto autorizada e será gerenciada conjuntamente pela Secretária de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte. Ao longo da reunião de trabalho, a Governadora Rosalba Ciarlini lembrou as ações realizadas em todo o estado para amenizar os efeitos da seca, que já se alonga por três anos no Rio Grande do Norte, como a perfuração de poços, construção barragens subterrâneas e cisternas, até a construção da barragem de Oiticica, em Jucurutu. A chefe do Executivo Estadual comentou ainda as últimas chuvas que caíram na região do Seridó e estimativa de um inverno dentro da normalidade no RN, segundo foi divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte na manhã desta sexta-feira. De acordo com a Emparn, a perspectiva é que as chuvas atinjam entre 301 mm e 401 mm em 2014. “As previsões são animadoras, mas esse é o momento que teremos para tomar decisões definitivas. Foi expresso aqui por todos que estiveram presentes na reunião o desejo de solucionar de vez a situação de água em Currais Novos. Por isso, autorizei a Semarh e a Caern que iniciem de imediato todo o projeto para que possamos ter uma solução real a partir da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Dessa forma, independente de seca ou não, o abastecimento será garantido pelos próximos 30 anos”, assegurou a Governadora. O prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, avaliou a decisão da Governadora e comentou o as decisões da reunião.  “Foi muito positivo o encontro. Avançamos em questões do abastecimento de água de Currais Novos com a construção da adutora. Isso resolverá definitivamente os problemas periódicos que enfrentamos com a seca que afeta o nosso município”, declarou. O secretário da Semarh, Leonardo Rêgo, destacou o empenho da Governadora na reunião, mas lembrou que a decisão de encontrar uma solução para Currais Novos foi ordenada ainda na quinta-feira (20), em Brasília, ocasião da reunião com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. “A Governadora determinou em tempo real que fosse elaborado um projeto para ser apresentado na próxima quarta-feira (26). A princípio, estamos avaliando a construção de uma adutora de engate rápido nos mesmos moldes da de Jucurutu e da que será iniciada em Pau dos Ferros na semana que vem. O projeto da nova adutora será feito em regime de urgência, com muita responsabilidade e com todo o aparato técnico. Temos plena convicção que vamos lograr êxito na ação emergencial, mas a prioridade será a solução definitiva do abastecimento de água de um dos mais importantes municípios dentro do contexto regional”, encerrou. Na próxima quarta-feira (26), técnicos da Semarh, Caern e Prefeitura Municipal de Currais Novos participarão de uma reunião no Ministério da Integração Nacional, em Brasília. Após o Carnaval, o grupo que se reuniu hoje realizará um novo encontro para discutir as novas medidas para o município.

Fonte: Portal do RN.

Quadra de Esporte José Pereira (Zé Oi) está completamente abandonada!

SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2014.
Quadra de Esporte José Pereira (Zé Oi).
Redes velhas e estragadas, que não servem mais, e refletores que não podem acender. Essa é a situação que se encontra a Quadra de Esporte José Pereira (Zé Oi) de Carnaúba dos Dantas. Vizinhos reclamarem das bolas que invadem as suas casas; agora recebo a notícia de que só poderemos treinar até escurecer porque não vai mais poder acender os refletores... Estou muito triste com a situação do esporte em Carnaúba dos Dantas, onde os jovens estão dispostos a praticar o esporte e que aliás, ajuda-os a ficar longe das drogas e tudo de mal! Como um praticante do Futebol, estou muito triste e queria fazer um único pedido:
“Não quero saber de nada de politicagem, só quero que sejam seres humanos para entender a necessidade de Jovens que querem somente brincar de jogar bola. Façam alguma coisa pelo Esporte, ajudem a evitar na vida de jovens, pessoas e Famílias a desgraça da Droga”. Compartilhando com as palavras de Wolney Teixeira, quero dizer que não é só a Quadra de Esporte José Pereira (Zé Oi) que está abandonada, é a Quadra do Cejuc e os desportistas carnaubenses não dispõem de um campo de futebol para jogar.
Fonte: Blog do Toscano Neto (Carnaúba dos Dantas).
PARCEIROS

Chuvas mudam cenário no interior do Rio Grande do Norte! .

SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2014.
Barragem Dinamarca, em Serra Negra do Norte.
Em algumas regiões do semiárido potiguar, o cenário já mudou. Com as últimas chuvas, a barragem Dinamarca, em Serra Negra do Norte, começou a sangrar ontem (21). Já a Barragem Passagem das Traíras – que abastece Jardim do Seridó, São José do Seridó e a Zona Norte de Caicó – elevou sua capacidade em mais 40 cm, de acordo com o coordenador comercial da Regional da CAERN em Caicó, Hélio Medeiros. A recarga desse reservatório beneficia Jardim do Seridó, onde a CAERN adotou o sistema de abastecimento em rodízio, para garantir que a água chegue para toda a população. Segundo dados da EMPARN, entre as 7h da última quinta (20) e as 7h de ontem, 25 postos de mapeamento tiveram registros pluviométricos. A maior chuva foi registrada em Olho D’água dos Borges, 14,3 mm, seguido de Tabuleiro Grande, com 11 mm e de Umarizal, com 10mm. Foi registradas precipitações em outros nove municípios do Oeste potiguar, em dois da região Central, dois do Agreste e em nove do litoral.
No Rio Grande do Norte, 20 cidades apresentam colapso no abastecimento d’água. para reverter o quadro, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) junto à Companhia de Águas e Esgotos do Estado (CAERN) vão a Brasília na próxima quarta-feira (26) para apresentar possíveis soluções que podem ser adotadas no combate ao problema de abastecimento de zonas urbanas do interior, como em Currais Novos e Caicó.
De acordo com a assessoria de imprensa, a CAERN realizará estudos que facilitarão o desenvolvimento do projeto a ser apresentado. Na última quinta-feira (20), Semarh, CAERN e a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, apresentaram ao Ministério da Integração Nacional possíveis planos de ações para combater o risco de colapso no interior.
Na reunião com o MIN também foi reforçado o pleito, já feito de forma oficial anteriormente, para repasse de verbas que custearão os projetos relacionados à barragem de Poço da Vara, em Coronel João Pessoa; e sobre a barragem de Pedra Branca, em Angicos. Também foi reiterada solicitação para liberação de recursos, via Secretaria Nacional de Defesa Civil, para instalação e equipação dos cerca de 800 poços tubulares que estão perfurados, mas não instalados no Estado.
Leonardo Rego diz que alguns desses foram perfurados há quase dez anos ou feitos de forma errada e, por isso, estão inviabilizados. O secretário afirma que junto ao pleito há um plano de trabalho assinado pela Sape e Defesa Civil do RN, com valor estimado em R$ 26 milhões para esses poços tubulares. “O ministério não deu previsão de quando daria uma resposta, mas disse que seria a curto prazo”, conta Rego.
A estiagem prolongada tem restringido o acesso a mananciais para abastecimento de carros-pipas e forçado a busca por novas fontes em municípios cada vez mais distantes. Em Jardim do Seridó, distante 220 km da capital, os onze carros-pipas que abastecem 50 comunidades rurais se deslocam até Vera Cruz, a 30 km de Natal. São cerca de 250 km, em cada trajeto, para carregar as caçambas com o líquido.
Segundo o Comando Militar do Nordeste responsável pela Operação Pipa no RN a situação em Jardim do Seridó não é um caso isolado. O município, bem como os demais vizinhos eram abastecidos na cidade de Parelhas, cujo manancial entrou em colapso. No Rio Grande do Norte, 21 cidades, segundo dados da CAERN, estão nessa situação. Atualmente, 113 municípios são atendidos pela Operação Pipa no RN, com volume de 20 litros/pessoa/dia. 
Fonte: Tribuna do Norte (Natal).
PARCEIROS