quarta-feira, 5 de maio de 2010

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA REAJUSTE DE 7,71% PARA OS APOSENTADOS QUE GANHAM MAIS DE UM SALÁRIO MÍNIMO.

Vitória dos aposentados

Câmara aprova reajuste de 7,71% após manifestação encabeçada pela COBAP e parceiros

As inúmeras manifestações de aposentados e pensionistas encabeçadas pela COBAP durante todo ano de 2009 até maio de 2010 começam a trazer resultados satisfatórios para os milhões de beneficiários que recebem acima do salário mínimo. A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 4, a MP 475/09 e a emenda que reajusta em 7,71% as aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social. O índice aprovado foi maior que o proposto pelo líder do governo na Câmara e relator da matéria, Cândido Vacarezza (PT-SP), que martelava no reajuste de 7%.

O momento anterior à votação foi marcado por grande mobilização organizada pela COBAP, com apoio do FST, Força Sindical, Nova Central, União Geral dos Trabalhadores, CGTB, Conlutas e Central dos Trabalhadores Brasileiros. Cerca de mil aposentados se reuniram frente à Catedral de Brasília e desceram em marcha rumo à Câmara dos Deputados, clamando pelo reajuste de 7, 71%, que equivale a 80% do Produto Interno Bruto (PIB) mais a inflação do ano. O autor da emenda aprovada e presidente da Força sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, assim como os deputados João Dado, Arnaldo Faria de Sá, Julio Delgado e o senador Paulo Paim, fizeram coro à marcha de aposentados, que posteriormente acompanharam a votação no Plenário da Câmara.

Para o presidente da COBAP, Warley Martins Gonçalles, a vitória foi fruto de muita garra, determinação e fé dos aposentados e suas lideranças. “Durante mais de um ano realizamos manifestações em todos os estados brasileiros. Além disso, representantes do segmento de todo o País estão freqüentemente em Brasília para pressionar os parlamentares. Eles se conscientizaram e aí está o resultado, fruto de muito trabalho”, comemora Warley. Lideranças dos aposentados do estado de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e outros estiveram presentes no manifesto e na Plenária da votação.

Fonte: http://cobap.maquinaweb.com.br/capa/ em 05.04.2010