sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

TÚLIO MARAVILHA: “BOTAFOGO NÃO SERÁ REBAIXADO”.

04-12-2009
Ex-jogador alvinegro diz que grupo não merece ficar marcado pela queda.
.
Um dos maiores ídolos da história recente do Botafogo, Túlio Maravilha garantiu que o clube alvinegro não será rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
Hoje atacante de outro Botafogo, o do Distrito Federal, o polêmico jogador disse confiar na disposição do atual elenco para a partida decisiva contra o Palmeiras, neste domingo, no Engenhão. - Este é o momento que o jogador precisa se doar ainda mais. Foi assim contra o São Paulo e agora não será diferente. É a última partida do ano e todos seguirão de férias independentemente do resultado. Por isso, confio na vitória e na vontade deste grupo, que não merece ser marcado por um descenso. O Botafogo não será rebaixado - declarou.
.
Na semana que antecedeu a partida contra o São Paulo, vencida pelo Glorioso por 3 a 2, no Engenhão, Túlio visitou o grupo e profetizou o triunfo. Na conversa com os jogadores, ele pediu que todos encarassem a reta final do Brasileirão como se estivessem disputando o título. - Pedi para todos honrarem esta camisa e respeitar principalmente a torcida. Infelizmente não vamos disputar uma final de campeonato, mas os jogadores precisam tratar esta partida como uma decisão. Tenho certeza de que a mensagem foi assimilada - comentou.
.
O Botafogo depende apenas da vitória sobre o Palmeiras para se garantir na Primeira Divisão em 2010. Em caso de empate, o time precisará da ajuda do rival Fluminense no confronto com o Coritiba.
.
Obs.: Dia 09 de janeiro de 2010 Túlio Maravilha estará em Currais Novos. No dia 10/01 vestirá a camisa do Potyguar em jogo amistoso. E tem mais: dependendo das datas da Copa do Brasil, Túlio poderá também jogar pelo Leão do Seridó nesta que é a segunda mais importante competição do Brasil.

SORTEIO DOS GRUPOS DA COPA DO MUNDO: BRASIL ENCARA PORTUGAL E COSTA DO MARFIM NO GRUPO DA MORTE.

04-12-2009 - A CERIMÔNIA!

A cerimônia começou às 15h (horário de Brasília) com uma mensagem gravada pelo ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, além de uma conversa entre o atual presidente sul-africano, Jacob Zuma, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

- O futebol tem o poder de unir os povos. Por isso é tão importante ter uma Copa do Mundo na África do Sul. Estamos muito orgulhosos de ter recebido esta honra - disse Mandela.

Logo depois, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, entraram no palco e foram recebidos com aplausos para um discurso.

- A Copa do Mundo na África é uma história de amor - disse Blatter,
que depois brincou com a apresentadora Caro Manana, dizendo se apaixonar pela África só de olhar para ela.

A bela atriz sul-africana Charlize Theron, vencedora do Oscar, também foi chamada ao palco. Assim como o meia inglês David Beckham e o zagueiro sul-africano Matthew Booth. O maior astro do futebol de Camarões, Roger Milla, também compareceu à festa.

Antes do sorteio, foram apresentados vídeos curtos sobre a África do Sul, o país-sede, sobre as 32 seleções classificadas para o Mundial e sobre a história das Copas, de 1930 a 2006.


O sorteio dos grupos!

Para que o sorteio fosse, paradoxalmente, o mais equilibrado possível, a Fifa estabeleceu algumas regras. A principal foi dividir as 32 seleções em quatro potes, levando-se em consideração geografia e, principalmente, força futebolística. Foram oito países por pote e cada um deles ficou em um dos oito grupos do torneio.

O sorteio começou com a definição dos cabeças de chave. No primeiro pote estavam Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, Holanda e Espanha. A África do Sul, anfitriã do torneio, completava a lista. Os países foram escolhidos a partir da posição das equipes no ranking de outubro da Fifa.

Como país-sede da Copa do Mundo, a África do Sul era a única com o grupo garantido (A). A partir daí, as outras seleções começaram a ser distribuídas, por sorteio, pelos grupos de "B" a "H". O primeiro país sorteado foi a Argentina, que ficou no Grupo B. E assim por diante, a Inglaterra caiu no "C", a Alemanha no "D", a Holanda no "E" e a Itália no "F". O Brasil, finalmente, caiu no Grupo G, o preferido pela CBF. Por fim, sobrou a Espanha como cabeça de chave do Grupo H.

Conhecidos os cabeças de chave, veio a vez do pote 2. Nele estavam os classificados da Oceania, Ásia e Concacaf: Nova Zelândia, Austrália, Coréia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos, Honduras e México.

O primeiro país sorteado foi o México, que caiu no Grupo A, da África do Sul. Para o grupo da Argentina veio a Coréia do Sul. Os Estados Unidos caíram junto com a Inglaterra, o Japão foi para o grupo da Holanda, a Nova Zelândia ficou no da Itália. E como a sorte parecia estar ao lado do Brasil, a Coréia do Norte acabou caindo no Grupo G. Por fim, Honduras foi para o H, da Espanha.

O sorteio do pote 3 foi dirigido. As seleções sul-americanas (Paraguai, Uruguai e Chile) não poderiam ficar nos mesmos grupos de Brasil e Argentina. Assim como as africanas (Costa do Marfim, Camarões, Gana, Nigéria e Argélia) não ficariam no Grupo A, onde a anfitriã África do Sul era a cabeça de chave.

Os dois primeiros africanos sorteados, então, foram colocados nos grupos dos sul-americanos. Assim, a Nigéria caiu no Grupo B, da Argentina, e a Costa do Marfim veio para o Grupo G, do Brasil. As bolas continuaram saindo, e a Argélia foi para o Grupo C, da Inglaterra, o Uruguai caiu no Grupo A, da África do Sul, Camarões foi para o Grupo E, da Holanda, e o Chile sobrou para o Grupo H, da Espanha.

Por último veio o sorteio do pote 4, onde estavam as seleções européias: França, Portugal, Eslovênia, Suíça, Grécia, Sérvia, Dinamarca e Eslováquia. Para azar da África do Sul, a França saiu logo para o Grupo A. A Grécia foi para o B, da Argentina, a Eslovênia, para o C, da Inglaterra, a Sérvia, para o D, da Alemanha. A Dinamarca ficou no Grupo E, da Holanda. O Brasil, novamente, não deu sorte, e Portugal acabou caindo no G. Por fim, a Suíça sobrou para o Grupo H, da Espanha.



Brasil cai em grupo difícil na Copa junto com Portugal e Costa do Marfim.

Seleção brasileira fica no Grupo G, o preferido da comissão técnica, e também enfrenta a fraca Coréia do Norte na primeira fase.

O Brasil não deu a sorte dos últimos mundiais e caiu em um dos grupos mais difíceis da Copa do Mundo de 2010. No sorteio, que aconteceu nesta sexta-feira, na Cidade do Cabo, na África do Sul, a seleção vai enfrentar na primeira fase Portugal, de Cristiano Ronaldo, a Costa do Marfim, de Didier Drogba, e a Coreia do Norte.

O sorteio começou bem para o time de Dunga, que caiu como cabeça de chave do Brasil do Grupo G, justamente o preferido pela comissão técnica. Desta forma, a seleção faria menos deslocamentos durante a Copa do Mundo e jogaria as duas primeiras partidas na capital, Joanesburgo. O primeiro país sorteado para o grupo brasileiro também agradou: a Coreia do Norte. Mas aí os ventos parecem ter mudado de lado. E levaram Costa do Marfim e Portugal para o lado da seleção.

O Brasil estréia na Copa do Mundo no dia 15 de junho, em Joanesburgo, contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, local em que a seleção conquistou a Copa das Confederações neste ano. No dia 20 de junho, o Brasil encara a Costa do Marfim, novamente em Joanesburgo, mas no estádio Soccer City. E encerra a participação na primeira fase no dia 25 de junho, contra Portugal, em Durban.

A composição de todos os Grupos!

Para aumentar o tamanho das fotos, clique em cima.

Fonte: GloboEsporte.com