quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

CINCO EQUIPES LUTAM PARA CHEGAR À FINAL DO 1° TURNO DO CAMPEONATO POTIGUAR.

Na última rodada da fase classificatória, além da briga na parte de cima, quatro tentam desesperadamente evitar o rebaixamento.
Por Edmo Sinedino - No minuto.

A primeira fase do Campeonato Estadual chega a sua última rodada nesta quinta-feira. Nada menos que cinco equipes têm chances matemáticas de disputar o título do primeiro tempo – Santa Cruz, ABC, ASSU, Potyguar de Currais Novos e Potiguar de Mossoró.
.
O Santa Cruz termina a fase como começou, na liderança, agora com 20 pontos. O time do Inharé, inclusive, durante todo esse primeiro turno só esteve uma vez fora da liderança. O adversário do líder será justamente o ASSU, 3º colocado, com 18 pontos.
.
Um empate basta ao Santa Cruz. Desta forma ninguém mais o alcança. O ASSU, se quiser garantir a vaga e não depender de resultado nenhum, tem mesmo que triunfar sobre o Santa Cruz, pois vai a 21 pontos e não será mais alcançado.
.
O ABC é o vice-líder, soma 19 pontos, mas já encerrou sua participação. As chances do alvinegro dependem de alguns resultados.
.
Além de torcer pelo Santa Cruz, que enfrenta o ASSU, o alvinegro terá que esperar por um empate na partida Potiguar de Mossoró x Potyguar de Currais Novos.
.
Uma vitória simples dos mossoroenses (1 a 0) também dá vantagem ao time natalense, claro, somada ao tropeço do ASSU.
.
Para o surpreendente Potyguar de Currais Novos conseguir a vaga para a final do turno precisa vencer e vencer o Potiguar de Mossoró em pleno Nogueirão e ainda torcer por uma vitória ou empate do Santa Cruz sobre o ASSU.
.
Um empate nesse caso também serve. A vitória parece uma tarefa difícil, mas não impossível para quem entrou na competição lutando, teoricamente, para lutar contra o rebaixamento.
O tricolor do Seridó soma 17 pontos e pode chegar a 20. Uma vitória do ASSU também é interessante, desde que ele consiga terminar com um saldo melhor que o Santa Cruz. O seu saldo de gols é de 4 contra 6 do líder.
.
O Potiguar de Mossoró, que também sonha ainda com a vaga, terá que vencer o Potyguar de Currais Novos por um placar de 3 a 0 (iguala o saldo do ABC e ganha no segundo critério, número de gols marcados), mas terá que torcer por vitória do Santa Cruz sobre o ASSU.
Um empate neste jogo também serve, mas aí terá que fazer 4 a 0 no adversário.
.
Contra a degola
.
Mas a última rodada não empolga somente pelas chances de cinco clubes na disputa do turno.
Na parte de baixo, o desespero é grande. Nada menos que os quatro últimos correm o risco de rebaixamento, mas também têm chances de escapar.
.
O Alecrim,
8º colocado, vencendo está livre. O time verde enfrenta o Macau no Frasqueirão. É vida ou morte. Caso perca para o Macau, o Periquito terá que torcer por derrotas de Coríntians e Real.
.
O CORINTIHANS de Caicó,
para escapar da degola, terá que vencer o Baraúnas para não depender de resultado nenhum. Se perder terá que torcer por tropeços de Alecrim, Macau ou Real.
.
O Real Independente
parece ter a missão mais complicada. O time de Jardim de Piranhas precisa somar três pontos contra o América de qualquer maneira.
.
O Macau,
último colocado, terá que bater o Alecrim e ainda torcer para que o Real ou Coríntians vençam seus jogos, caso contrário ele cai junto como Alecrim.
.
Uma última rodada eletrizante.