domingo, 15 de junho de 2008

ARBITRAGEM - DÚVIDAS E EXPLICAÇÕES

Recebí, de Natal, um e-mail, ou melhor dois, do árbitro de futebol pertencente aos quadros da FNF e da CBF, o jovem Suelson Diogenes de França.
Assunto: dúvidas e explicações com relação a arbitragem no Brasil e Mundo.
Bom dia Amigo lulinha,

Nestes últimos dias tivemos em algumas partidas de futebol, lances polêmicos, o primeiro caso foi na partida no dia 09/06/08 entre Atlético Paranaense x Goiás, quando o meia Amaral do Goiás pegou com as mãos a bola dentro de sua própria área penal, após o árbitro aplicar a lei da vantagem ao ocorrer uma falta no lance anterior.

Outro lance bem discutido e polemizado foi no jogo entre Cruzeiro x Vasco, quando o árbitro marcou um tiro livre indireto corretamente contra o Vasco, dentro de sua área penal, isso decorrente da falta de conhecimento da regra por parte de seu Goleiro, quando preferiu repor a bola em jogo ao invés de defende-la e posteriormente voltou a pega-la com as mãos novamente antes que outro jogador a tenha tocado.

Por fim tivemos um lance no jogo da Eurocopa entre Holanda e Itália quando em um lance de disputa de bola o goleiro da Itália se choca-se contra o seu defenssor e o mesmo cai fora de campo e permanece lá (contundido), este fato do jogador ter saído de campo decorrente de uma jogada e não ter retornado, fez com que o atleta atacante Van Nisteroy ficasse em posição legal, validando assim o gol da Holanda.

Segue as informações e explicações sobre os lances ocorridos.

Informações e explicações (conforme a regra da FIFA)

1º caso CRUZEIRO x VASCO

De acordo com a Regra 12, "FALTAS E INCORREÇÕES", no item INFRAÇÕES DE GOLEIRO, em instruções às "Regras do jogo e diretrizes para árbitro", o texto é o seguinte:


" O GOLEIRO NÃO PODE TOCAR A BOLA COM SUAS MÃOS EM SUA PRÓPRIA ÁREA PENAL, NAS SEGUINTES CIRCUNSTÂNCIAS:

* SE ELE VOLTA A TOCAR A BOLA COM AS MÃOS, DEPOIS DE TÊ-LA POSTO EM DISPUTA E ANTES DE A BOLA TER TOCADO EM OUTRO JOGADOR.

- CONSIDERA-SE QUE O GOLEIRO CONTROLA A BOLA AO TOCÁ-LA COM QUALQUER PARTE DE SUAS MÃOS OU BRAÇOS, EXCETO SE A BOLA REBATE ACIDENTALMENTE NELE, POR EXEMPLO DEPOIS DE HAVER EFETUADO UMA DEFESA;

- POSSE DE BOLA INCLUI O ATO DE O GOLEIRO AMORTECER INTENCIONALMENTE A BOLA;

Pode dominar e não o faz...
Tiro livre indireto
Um tiro livre indireto é concedido à equipe adversária se um goleiro
comete uma das seguintes quatro faltas dentro de sua própria área
penal:
· demora mais de seis segundos para repor a bola em jogo enquanto a
controla com suas mãos
· volta a tocar a bola com as mãos depois de tê-la colocado em jogo e
de nenhum jogador tê-la tocado
· toca na bola com as mãos depois que a mesma lhe foi
deliberadamente chutada por um companheiro
· toca na bola com as mãos depois de tê-la recebido diretamente de um
arremesso lateral executado por um companheiro

2º CASO ITÁLIA x HOLANDA

Uefa confirma que primeiro gol holandês contra a Itália foi legal.
Determinação da Fifa diz que jogador fora de campo também conta.

Van Nistelrooy festeja o polêmico gol

O lance mais polêmico da Eurocopa até agora, o primeiro gol da Holanda na vitória por 3 a 0 sobre a Itália, nesta segunda-feira, em Berna, foi legal. Quando o atacante holandês Ruud van Nistelrooy toca para a rede, o lateral-direito italiano Cristian Panucci encontra-se caído do lado de fora do campo, mas, por determinação da Fifa, sua participação na jogada deve ser considerada como o segundo jogador de defesa a dar condições ao adversário - o outro era o goleiro italiano Gianluigi Buffon.
O caso é tão raro e criou tanta polêmica que mereceu um comunicado do secretário-geral da Uefa, David Taylor, na manhã desta terça-feira, na Basiléia.
- Sabemos que é um caso inusitado e controverso, mas a decisão da arbitragem foi correta - diz Taylor.
De acordo com o artigo 11.11 das recomendações da Fifa aos árbitros, o jogador que está fora de campo sem a autorização do árbitro deve ser considerado como se estivesse em cima da linha e, portanto, participando do jogo. A determinação era desconhecida até mesmo por alguns jogadores.
O holandês Dirk Kuyt disse após a partida que pensava que Van Nistelrooy estivesse impedido. O próprio atacante olhou para o auxiliar, o sueco Stefan Wittberg, para se certificar de que seu gol havia sido validado. Nesse mesmo instante, o goleiro Buffon questionou Wittberg, que fez um sinal apontando na direção onde Panucci estava caído.
- Essa regra foi criada por uma questão de praticidade, para evitar que um jogador saia de campo de propósito para deixar um adversário em posição de impedimento. Esse era o caso de jogadores que se posicionam sobre a linha do gol em cobranças de escanteio, por exemplo.
Era impossível para um árbitro ou auxiliar observar se o atleta estava ou não sob a linha. Por isso, decidiu-se por esta mudança - acrescenta Taylor.
O dirigente admite, porém, que Panucci encontrava-se fora de campo sem a intenção de provocar o impedimento, e sim por ter se chocado com Buffon. No entanto, diz que cabe à Uefa ou aos árbitros somente seguir as determinações da Fifa e da International Board, órgão que regula as leis do futebol.
- Não estamos falando se foi justo ou não. É uma questão prática e de amplo conhecimento dos árbitros. Foi um caso exemplar para mostrar como a regra funciona. Se é justo ou não, cabe à International Board discutir - conclui.
Veja o que diz a regra
"O defensor que deixa o campo durante uma jogada e não retorna imediatamente deverá ser ainda considerado como estivesse no campo de jogo, caso algum jogador de ataque esteja em posição de impedimento. Este defensor será considerado como se estivesse sobre a linha de fundo. O defensor que deixar o campo com a permissão do árbitro (e que portanto precisará de autorização para regressar) não estará incluído nesta determinação de impedimento. Se um jogador de defesa sair para trás de sua própria linha de fundo com o intuito de colocar um oponente em posição de impedimento, o árbitro permitirá que a partida continue e dará uma advertência ao jogador que tentou provocar tal situação de jogo".


Esperamos assim clarear e tirar as dúvidas que surgiram.

E-mail II
Informo que na madrugada do dia 16/06/08 segunda feira, estarão embarcando rumo ao Rio de Janeiro, mas especificamente a Granja Comary em Teresópolis, casa da nossa seleção canarinho, mais um grupo de árbitros e assistente do quadro nacional (CBF) de vários estados brasileiros. Esse programa visa o aprimoramento e aperfeiçoiamento de nossa arbitragem, realizado pela comissão de árbitros da CBF em nome de seu presidente, senhor Sérgio Correa, buscando a unificação de critérios adotados pela comissão.

Do estado do Rio Grande do Norte estará indo os seguintes árbitros, que foram escolhidos por serem os únicos que ainda não tinham participado deste curso de aperfeiçoamento.

1 Paulo Jorge - Natal
2 Izac Márcio - Natal3 José Valdo - Mossoró
4 Reginaldo Gomes - Caicó

árbitros assistentes

1 Luís Carlos - Natal
2 Ubiratm Bruno - Natal
3 Lorival Cândido - Ceará Mirim
4 José Sobrinho - Eloi de Souza

Suelson Diogens de França (Curraisnovense da gema e árbitro de futebol da CBF).
Meu querido amigo, Suelson, o ESCRETE DE OURO agradece muito pelas suas informações.
Continui nos informando.
Um Abraço!

EUROCOPA - TURQUIA CONSEGUE VIRADA HISTÓRICA E AVANÇA PARA AS QUARTAS-DE-FINAL



15-06-2008 18:20
Nihat marca duas vezes nos minutos finais contra os tchecos: 3 a 2
Em uma virada história, a Turquia venceu a República Tcheca por 3 a 2 neste domingo e é a segunda classificada do Grupo A para as quartas-de-final da
Eurocopa, ao lado de Portugal. O rival será a Croácia.
A seleção turca perdia até os 43 minutos do segundo tempo, mas o capitão Nihat marcou duas vezes (a primeira aproveitando falha feia de Cech) e garantiu a vitória e a classificação com dois gols. Para aumentar o sofrimento, o goleiro Volkan foi expulso 47.

Segunda colocada do Grupo A (tem seis pontos, como Portugal, mas perde no confronto direto para o time de Luiz Felipe Scolari), a Turquia vai enfrentar a Croácia (ganha no confronto direto da Alemanha, única que pode chegar a seis pontos na chave), já garantida como líder do Grupo B, na próxima sexta-feira.
Esta é a primeira vez que a seleção turca avança para as quartas.
Os gols tchecos foram marcados por Jan Koller, atacante de 2,02m, e Plasil. Arda Turan fez o primeiro dos turcos. Aos 42 do segundo tempo, Nihat empatou a partida após Cech largar a bola na área. E, dois minutos depois, o capitão fez o gol da virada sensacional.

O jogo entre República Tcheca e Turquia era o único da primeira fase que poderia ser dicidido em disputa de pênaltis. Pelo regulamento da Uefa, as equipes que terminassem empatadas no segundo lugar em todos os quesitos teriam que decidir nas penalidades.
SEM DECO E CRISTIANO RONALDO, SELEÇÃO DE PORTUGAL É DERROTADA PELA SUÍÇA
Já classificado, time de Felipão não passa pelos anfitriões da Euro.
Com o time praticamente reserva, a seleção de Portugal foi derrotada por 2 a 0 pela Suíça, neste domingo, no estádio St. Jakob Park, na Basiléia, em jogo válido pela última rodada do grupo A da
Eurocopa 2008. Apesar do resultado, o time de Felipão – que já tinha entrado em campo classificado – garantiu o primeiro lugar da chave. Os anfitriões já estavam eliminados antes do duelo. A Turquia, que derrotou a República Tcheca por 3 a 2 também neste domingo, ficou com a outra vaga.

Nas quartas-de-final, Portugal encara o segundo colocado do grupo B, muito provavelmente a Alemanha, que disputa o segundo lugar da chave com Polônia e Áustria.

CABANÃS CONFIRMA FAMA DE CARRASCO E DETONA A SELEÇÃO BRASILEIRA


15-06-2008 - 18:15
Atacante acerta duas bolas na trave e marca um dos gols da vitória paraguaia pelas Eliminatórias. Seleção cai uma posição na classificação

O
Brasil não suportou a pressão do Paraguai e saiu do Defensores del Chaco, em Assunção, derrotado e em quarto lugar na tabela de classificação das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Com um gol de Cabañas e outro de Roque Santa Cruz, os donos da casa venceram por 2 a 0. O atacante do América-MEX deitou e rolou, confirmando a sua fama de carrasco diante de adversários canarinhos.
Além do gol, o jogador acertou duas bolas na trave e chegou a dar uma cambalhota ao disputar um lance com o zagueiro Juan.

Com o resultado, o Paraguai se manteve na lideração das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, com 13 pontos.
O Brasil - que perdeu pela primeira vez na competição - caiu da terceira para a quarta colocação, permanecendo com oito pontos.
Na próxima rodada, o time canarinho enfrenta a Argentina, em Belo Horizonte.
Os paraguaios encaram a Bolívia fora de casa. Os dois jogos vão ser realizados na próxima quarta-feira.

SÉRIE A - CAIU DE QUATRO O ÚLTIMO INVÍCTO

Flamengo 2 x 4 São Paulo - Tricolor derruba último invicto!

Na tarde deste sábado, Flamengo e São Paulo fizeram um maravilhoso espetáculo no Estádio do Maracanã. Um duelo digno dos dois únicos pentacampeões brasileiros. O Tricolor, confirmando a boa fase e voltando a apresentar um futebol digno de campeão brasileiro, goleou o líder por 4 a 2, pela sexta rodada do Brasileirão.
Com a primeira derrota no campeonato, o Fla continua líder ao lado do Cruzeiro, com 13 pontos. O São Paulo conseguiu saltar várias posições e, agora, é o sexto colocado, com nove pontos ganhos. Além disso, o time paulista marcou o nono gol em dois jogos, pois antes havia feito cinco no Atlético-MG.
Próximos Jogos
O Tricolor encara o Sport, no Morumbi, no próximo sábado, às 18h10.
O Flamengo busca a reabilitação ante o Ipatinga, domingo, às 16h, em Minas.
Ficha Técnica
Flamengo 2 x 4 São Paulo
Local: Estádio Mário Filho, Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva - RS
Renda: R$ 909.783,00 Público: 55.238 pagantes
Cartões amarelos: Leonardo Moura (Flamengo); Aloísio, Jancarlos e Jorge Wagner (São Paulo).
Gols: Ibson 11'/2T e aos 24'/2T (Flamengo); Borges 11'/1T e aos 16'/2T, Aloísio 19'/2T e Éder Luís 47'/2T (São Paulo).
EQUIPES:
Flamengo - Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Toró (Jonatas), Cristian, Ibson e Marcinho; Diego Tardelli (Maxi) e Souza (Obina).Técnico: Caio Júnior
São Paulo - Rogério Ceni; Alex Silva, André Dias e Miranda; Jancarlos (Richarlyson), Zé Luis, Joilson, Hugo e Jorge Wagner; Borges (Éder Luís) e Aloísio.Técnico: Muricy Ramalho.
Internacional 2 x 1 Botafogo - Estréia com o pé-direito!

Na estréia do técnico Tite, o Internacional venceu o Botafogo, por 2 a 1, no Estádio do Beira Rio, pela sexta rodada do Brasileirão. O Colorado chegou a vitória ainda no primeiro tempo, quando marcou duas vezes antes dos 20 minutos iniciais e deixou a zona de rebaixamento.
Próximos Jogos!
O Colorado volta a campo no próximo domingo, quando vai até Salvador, onde encara o Vitória, às 16 horas, no Barradão.
Já o Fogão volta a jogar no Rio de Janeiro, no sábado, contra a Portuguesa, às 18h10.
Ficha Técnica
Internacional 2 x 1 Botafogo
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre – RS
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Renda: R$ 248.004,00 Público: 20.694 pagantes
Cartões vermelhos: Sidnei (Internacional);Gols: Edinho 6'/1T e Adriano 17'/1T (Internacional); Alessandro 47'/2T (Botafogo

Figueirense 3 x 1 Sport - Carimbou a faixa do campeão!

O Figueirense finalmente conseguiu afastar a crise. Jogando na tarde deste sábado, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o
time recebeu o Sport e finalmente conseguiu quebrar sua seqüência de três partidas sem marcar gols, vencendo por 3 a 1.
Mesmo jogando contra o campeão da Copa do Brasil, os donos da casa foram melhores, criaram as melhores oportunidades e souberam aproveitar, definindo o placar, carimbando a faixa do campeão e ainda quebrando o tabu de nunca terem vencido o Sport.
Próximos Jogos
Na próxima rodada, ambos os times jogam fora de casa, no sábado, às 18 horas.
O Figueirense encara o Cruzeiro, no Mineirão e o clube de Recife encara o São Paulo, no Morumbi.
Ficha Técnica
Figueirense 3 x 1 Sport
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC
Árbitro: Paulo César de Oliveira (FIFA)
Cartão vermelho: Everton (Sport)
Gols: César aos 43’/1T, Ramón aos 9’/2T e Cleiton Xavier aos 42'/2T (Figueirense); Luciano Henrique aos 11’/2T (Sport).

Náutico 1 x 1 Vasco - Timbu empata com golaço!

Cumprindo punição pela confusão do jogo contra o Botafogo, o Náutico recebeu o Vasco no Arruda, estádio do rival Santa Cruz.
Em partida válida pela sexta rodada do Brasileirão, o time carioca arrancou um empate com o Timbu. 1 a 1. O gol do Náutico, assinalado por Wellington, foi uma pintura, de bicicleta.
Com um gramado ruim e pouca criatividade de ambos os lados, faltaram lances perigosos no primeiro tempo. Já no segundo, sobretudo com o tento marcado por Edmundo, o jogo abriu e o dois times passaram a buscar o gol.
Próximos Jogos
Na próxima rodada, o Náutico recebe o Atlético-MG, domingo, às 18h10.
O Vasco joga contra o Palmeiras, em São Januário, no sábado, às 16 horas.
Ficha técnica
Náutico 1 x 1 Vasco
Local: Estádio do Arruda, em Recife, PE
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho, DF
Público: 20.655 pagantes
Goiás 0 x 3 Grêmio - Fim de tabu pode derrubar técnico!

Após 12 anos sem vitória no Estádio Serra Dourada, o Grêmio conseguiu quebrar o tabu. Na noite deste sábado, o Tricolor goleou o Goiás, por 3 a 0, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A derrota pode derrubar o técnico do time esmeraldino, Osvaldo Alvarez.
Com a derrota, o Goiás segue na zona de rebaixamento, pois soma somente três pontos e ocupa a incomoda penúltima colocação.
Já o Grêmio assumiu a segunda colocação, com 13 pontos, assim como Cruzeiro, mas leva vantagem em saldo de gols (6 a 5.
O líder é o Flamengo, que também tem 13 pontos, mas sete de saldo.
Próximos
Jogos!
Pela sétima rodada do Brasileirão, o Goiás volta a campo no próximo domingo, quando encara o Santos, fora de casa, às 18h10, na Vila Belmiro.
Já o Tricolor Gaúcho volta ao Estádio Olímpico, quando no mesmo dia, às 16 horas, recebe o Atlético-PR.
Ficha Técnica
Goiás 0 x 3 Grêmio
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas-BA
Renda: R$ 80.010,00 Público: 4.291 pagantes
Cartões vermelhos: Léo (Grêmio)Gols: Marcel 28’/1T e aos 18’/2T, Thiego 41’/2T (Grêmio).

Coritiba 0 x 0 Vitória - Mas foi muito, muito chato!!!

E foi muito chato. Jogando em casa, no Estádio Couto Pereira, na noite deste sábado, o Coritiba não conseguiu vencer a forte marcação do Vitória, e acabou empatando por 0 a 0, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
O jogo foi muito fraco, com o Vitória segurando bem o ataque dos donos da casa, que não tinham criatividade para criar nada. Com o empate, o Coritiba manteve o jejum e chegou ao quinto jogo seguido sem conseguir uma vitória (duas vitórias e três empates). A última e única conquista aconteceu na rodada de estréia, quando bateu o Palmeiras, por 2 a 0.
Próximos Jogos
Na próxima rodada, Coritiba e Vitória vão jogar no domingo.
O time paranaense vai atuar em casa, às 18h10, contra o Fluminense.
O Vitória joga às 16 horas, contra o Internacional, em Salvador.
Ficha Técnica
Coritiba 0 x 0 Vitória
Local: Estádio Couto Pereira, em Coritiba – PR
Público: 13.028 pagantes
Árbitro: Célio Amorim
Portuguesa 1 x 0 Atlético-PR - Lusa vence com gol-relâmpago

A Portuguesa conseguiu a sua segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro ao superar o Atlético Paranaense, por 1 a 0, neste sábado à noite, de novo no Canindé.
O gol foi assinalado por Washington, logo a um minuto de jogo.
Este resultado deixou a Lusa numa posição intermediária na tabela, com oito pontos, em 11º lugar. Com a mesma pontuação, o Furacão ocupa a oitava posição.
Próximos jogos
Na sétima rodada, a Portuguesa vai enfrentar o Botafogo, no próximo sábado à noite, no Engenhão, no Rio de Janeiro.
O Atlético-PR outra vez atuará fora de casa, dessa vez diante do Grêmio, domingo, às 16 horas, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
Ficha Técnica
Portuguesa 1 x 0 Atlético-PR
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo-SP.
Renda: R$ 32.990, : 2.419 pagantes.
Cartão vermelho: Alan Bahia (Atletico)Gol: Washington, a 1'/1T (Portuguesa) .

Sampa goleia e Grêmio alcança a ponta.

No duelo entre os maiores campeões brasileiros, o São Paulo se recuperou do trauma do Maracanã e goleou o Flamengo por 4 a 2, na tarde deste sábado, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
Nas outras duas partidas desta tarde, o Internacional pôde comemorar sua primeira
vitória sob o comando de Tite, ao bater o Botafogo.
Já em Santa Catarina, o Figueirense carimbou a faixa do campeão da Copa do Brasil, Sport.
Tricolor gigante
O Flamengo entrou em campo como único invicto no Brasileirão, mas tropeçou em sua própria superioridade. A equipe carioca foi dominada pelo São Paulo, que, aproveitando os contra-ataques, goleou a equipe da casa por 4 a 2, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Os gols dos paulistas foram marcados por Borges (dois), Aloísio e Eder Luís, enquanto Ibson (duas vezes) descontou para o Mengão.
Na classificação, o São Paulo - sem perder há cinco rodadas - subiu a sexta posição, com nove pontos.
O Flamengo segue na primeira posição, com 13.Inter despertaNa estréia do ex-inimigo Tite, o Internacional aproveitou suas poucas chances de gol e venceu o Botafogo de Geninho por 2 a 1, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Edinho e Adriano fizeram para o Colorado, enquanto Alessandro fez o gol de honra carioca.Já sem poder contar com o atacante Fernandão, vendido ao futebol do Qatar, o Inter conquistou pontos preciosos e agora está na 14ª posição, com sete pontos.
Já o Botafogo, com a mesma pontuação, mas com uim menor número de gols marcados (seis a sete) vem logo a seguir.
Campeão cai em Floripa
Atual campeão da Copa do Brasil, o Sport pouco conseguiu fazer no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Empolgado e inspirado em campo, o Figueirense fez 3 a 1 no rival, com gols de Cleiton Xavier, Ramón e Tadeu. Luciano Henrique fez o do Sport.
Na classificação, o Figueira se afastou um pouco da zona de rebaixamento. A equipe alvinegra é a atual 13ª colocada, com oito pontos ganhos.
Mesma pontuação tem o Sport, que, por um saldo de gols maior (-1 a -6), é o nono colocado. Tricolor (quase) na liderança
O Grêmio fez uma bela partida em Goiânia, no estádio Serra Dourada. Mesmo desfalcado de seu principal goleador, o colombiano Perea, o Tricolor aplicou 3 a 0 no Goiás e alcançou os líderes do Brasileirão. Com gols de Marcel (dois) e Thiego, o Grêmio chegou aos 13 pontos ganhos e, aproveitando tropeços de Flamengo e Cruzeiro, alcançou a segunda posição.
Já o Goiás, que deve ter mudanças em sua comissão técnica segue em penúltimo, com três pontos.
Empate chuvoso
No último jogo a terminar na sexta rodada do Brasileiro, o Náutico não conseguiu aproveitar o fator mando de campo e ficou no empate por 1 a 1 contra o Vasco. A partida foi disputada no estádio do Arruda, em Recife. Os gols foram feitos por Wellington, do Náutico, e Edmundo, para o Vasco.
O time carioca até saiu na frente, mas não conseguiu se recuperar. A equipe cruzmaltina segue em nono lugar, também com oito pontos.
Já o Náutico é o quarto colocado, com 11 pontos.
Lusa venceu de novo
A Portuguesa manteve sua boa fase no Brasileirão. A equipe paulistana recebeu o Atlético-PR e bateu o adversário por 1 a 0, no estádio do Canindé, em São Paulo. Essa é a segunda vitória seguida da Portuguesa. O gol foi marcado por Washington.
Com o resultado, a Rubro-Verde se afastou da zona de rebaixamento. Agora, a Lusa tem oito pontos ganhos e está em 11º lugar.
Já o Atlético-PR, também com oito, está um pouco melhor colocado, em oitavo.
Série B em campo
No duelo entre duas equipes que disputaram a Série B na temporada passada, o Coritiba desperdiçou várias chances e saiu com um empate sem gols contra o Vitória, no estádio Couto Pereira, em Curitiba.
O novo tropeço em casa fez o Coxa se aproximar dos últimos colocados no Brasileiro. A equipe alviverde é a 16ª colocada, com seis pontos.
Já o Vitória, outra equipe com oito pontos, está em décimo.
Confira a 6ª rodada do Brasileirão!
Quinta-feira - 12/06
Sábado - 14/06

SÉRIE B - CORÍNTHIANS CONTINUA 100%

ABC JOGA MAL E APENAS EMPATA COM O CRICIÚMA
Na noite em que Ferdinando comemorava a marca de 350 jogos à frente do ABC, o time potiguar fez uma de suas piores atuações no ano de 2008 e apenas empatou por 0 a 0 com o Criciúma, deixando escapar a chance de não só entrar no G-4 como também assumir a vice-liderança isolada do Brasileiro da Série B em jogo disputado neste sábado no estádio Frasqueirão.
O segundo resultado de empate seguido jogando em seus domínios frustrou a torcida, que chegou a vaiar o time e a pedir jogadores no final da partida.
Ocupando agora a oitava colocação com nove pontos, o time potiguar se prepara para a série de dois duelos seguidos que fará longe de casa. O primeiro deles será na próxima sexta-feira, contra o Paraná, em Curitiba. Depois, o adversário será o Fortaleza, no dia 28 de junho, na capital cearense.
FICHA TÉCNICA:
Jogo: ABC 0x0 CRIRIÚMA
Local: Frasqueirão, em Natal/RN
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Cartões Amarelos: Ivan, Ben-Hur e Bosco (ABC); Luciano Bebê e Cláudio Luiz (Criciúma)
Renda: R$ 76.060,00
Público: 5.081
EQUIPES:
ABC - Paulo Musse; Márcio Santos, Paulo César e Ben-Hur; Bosco (Dejair), Jean paraibano, Márcio Hahn, Éder (Jean carioca) e Alysson; Vinícius (Ivan) e Waldir Papel. Técnico: Ferdinando Teixeira.
CRICIÚMA - Zé Carlos; Reginaldo Araújo, Cláudio, Willian e Cláudio Luís; Mateus, Luís André, Luciano Bebê (Marcelo Rosa) e Valdeir; Zulu (Leomir) e Jael (Jean Coral). Técnico: Gelson Silva

NA SÉRIE B É MOLEZA - CORÍNTHIANS 4x1 BRASILIENSE
Na Série B a história é diferente. Três dias após perder a Copa do Brasil para o Sport, o Corinthians fez mais uma atuação convincente no Campeonato Brasileiro da Série B. Fez 4 a 1 no Pacaembu e segue 100%, caminhando a passos largos para voltar à elite nacional.
Antes do início da partida, os jogadores do Corinthians aproveitaram para fazer uma média com a torcida, que ainda está na bronca pela perda do título da Copa do Brasil. Eles abriram uma faixa escrita “Obrigado, Fiel”. E a torcida mostrou que deu um voto de confiança à equipe. Mais de 20 mil torcedores marcaram presença no Pacaembu.
Com uma campanha irretocável até agora, o Timão soma 18 pontos, sete a mais do que o vice-líder São Caetano.
O Brasiliense, que chegou a liderar ao lado do Corinthians nas primeiras rodadas, é apenas o 11º, com oito pontos.
Próximos jogos
O próximo compromisso do Timão será em Campinas. No próximo sábado, às 16 horas, encara a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli.
O Brasiliense faz o clássico Candango contra o Brasiliense, também no sábado, mas às 20h30.
Ficha Técnica
Corinthians 4 x 1 Brasiliense
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Público: 19.164 pagantes Renda: R$ 346.304,00
Árbitro: Antônio Hora Filho-SE
Gols: William, aos 17’/1T. Herrera, aos 21’/2T. Chicão, aos 25’/2T. André Santos, aos 44’/2T (Corinthians) ; Adrianinho, aos 45’/2T (Brasiliense).

Bahia 0 x 0 Paraná - Técnico novo, mas a fase não mudou...

O Paraná mudou seu técnico, a dupla de zaga e outras duas posições no
time titular, mas não conseguiu mudar a fase. A equipe paranaense jogou mais do que o Bahia, mas ficou novamente no empate, desta vez por 0 a 0, na tarde deste sábado, em Feira de Santana, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

São Caetano 2 x 0 Bragantino - À minha frente, só o Timão!

O São Caetano manteve sua boa fase e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro da Série B.
Na tarde deste sábado, o time do ABC paulista venceu o Bragantino, por 2 a 0, no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, no complemento da sexta rodada da competição.Com o resultado, o Azulão, que acumulou seu terceiro jogo sem perder – duas vitórias e um empate -, pulou para a segunda colocação, com 11 pontos. Leva vantagem sobre o Juventude no saldo de gol (5 a 3). Já o Braga segue sem vencer fora e caiu para o 13º lugar, com sete
Próximos Jogos
Na próxima terça-feira, às 20h30, o São Caetano volta a campo para o clássico contra o Santo André, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André.
Já o Bragantino encara o Marília, na próxima sexta-feira, às 20h30, no Estádio Bento de Abreu, em Marília.
Ficha Técnica
São Caetano 2 x 0 Bragantino
Local: Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul – SP
Árbitro: Phillippe Lombard – SP
Renda: R$ 6.505,00 Público: 821 pagantes)
Cartão Vermelho: Davi (Bragantino)Gols: Rafinha aos 28’/1T e Cayubi aos 21’/2T (São Caetano)

Confira os resultados da 6ª rodada da Série B:
Terça-feira - 10/06
Sexta-feira - 13/06
Sábado - 14/06
PRINCIPAIS ARTILHEIROS:
6 gols - Túlio Maravilha (Vila Nova)
5 gols - Luís Carlos (Ceará), Herrera (Corinthians) e Paulo Isidoro (Fortaleza).
4 gols - Dimba (Brasiliense) e Rômulo (Fortaleza)
3 gols - Vandinho (Avaí), Douglas (Corinthians) e Renato (Ponte Preta).

AS ÚLTIMAS DO FUTEBOL

Apesar de outra goleada, técnico garante que fica no Goiás


O técnico Osvaldo Alvarez (Foto) irá permanecer no comando do Goiás no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o time foi goleado em casa para o Grêmio, por 3 a 0."No que depender de mim, sigo no time. É uma situação preocupante, mas não posso jogar a toalha e admitir uma fraqueza", comentou o treinador, nos vestiários do Serra Dourada.
Com apenas três pontos somados, o
time é o penúltimo colocado, ainda sem vencer. Foram três empates e três derrotas. Nas últimas duas rodadas, goleadas. Antes de perder para o Grêmio, levou 5 a 0 do Atlético Paranaense.
Ipatinga anuncia conhecido da torcida como novo técnico.

A diretoria do Ipatinga confirmou o nome de Ricardo Drubscky (Foto) como novo técnico do clube para o restante do Campeonato Brasileiro. O comandante, que já passou pelo time mineiro, substituirá Giba, que pediu demissão após a goleada sofrida para o Atlético-MG, na quinta-feira, por 4 a 2.
O treinador está de volta ao Ipatinga, já que dirigiu o time durante a temporada de 2002. Após ser anunciado como comandante, Drubscky afirmou que será um desafio interessante tirar os mineiros da zona de rebaixamento.
Série B: Goleadas derrubam técnico de time paulista.
Depois de sofrer duas goleadas consecutivas dentro da Arena Barueri, o técnico Émerson Ávila (Foto) acabou demitido, neste sábado cedo, algumas horas depois de perder para o Santo André, por 5 a 1, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Sérgio Guedes, ex-Ponte Preta, e Giba, ex-Ipatinga, são duas opções estudadas pela diretoria.

PI: Picos vence de virada e fica a um empate do título.

O Picos está mais perto de conquistar o
Campeonato Piauiense. Neste sábado à noite, na primeira partida da decisão, bateu o Barras por 3 a 1, no Estádio Helvidio Nunes.
O time visitante saiu na frente, mas o Picos encontrou forças para reagir e chegou a vitória com gols de Rigoberto, Tony e Dudé.
Apesar da vitória por dois gols de diferença, o Barras joga por uma vitória simples na segunda partida. Se isto ocorrer, o Barras jogará pelo empate na prorrogação, por ter melhor campanha na
competição. Não há possibilidade da partida ser decidida nos pênaltis.


Seleção: Cabañas motiva torcedores paraguaios.

Líder das Eliminatórias da Copa de 2010, o Paraguai está confiante para o confronto contra o Brasil. Os paraguaios estão empolgados e lotarão o estádio Defensores del Chaco, em Assunção, amanhã, às 16 horas.
Já os jogadores e a imprensa paraguaia não seguem tão confiantes e respeitam muito a pentacampeã seleção canarinho. Adriano, Diego e Robinho são jogadores muito comentados e elogiados no Paraguai. Apesar de confiantes, os torcedores paraguaios não acreditam em uma grande vitória sobre a Seleção brasileira.


MA: Empate sem graça na rodada de sábado.

A quinta rodada do
Campeonato Maranhense teve seqüência, na tarde deste sábado, com um jogo sem nenhuma emoção. O Nacional perdeu uma grande chance de se afastar da lanterna e apenas empatou sem gols com o Chapadinha, em casa.
Com o resultado, os mandantes se mantém próximos ao último colocado São José, com apenas quatro pontos. A situação do Chapadinha, contudo, não é das melhores. A equipe está na sétima colocação, com cinco pontos.

PA: Paysandu faz história e em quatro minutos consegue vaga.

Uma tarde para ficar marcada na memória dos torcedores do Paysandu.
Neste sábado, dia 14 de junto, a equipe bicolor perdia para o Ananindeua, por 2 a 0 até aos 41 minutos do segundo tempo, no Mangueirão. Mas em uma reação heróica, o Papão conseguiu o empate, a vaga na Série C e um lugar na final do segundo turno pelo
Campeonato Paraense. Tudo isso, em apenas quatro minutos.
A decisão do segundo turno será contra o arqui-rival Remo, que empatou com o São Raimundo, por 1 a 1, mas, por ter melhor campanha, ficou com a vaga.

MS: Semifinalistas foram definidos. E houve várias surpresas.

Os semifinalistas do
Campeonato Sul-matogrossense foram definidos na tarde deste sábado. Ivinhema, Misto, Cene e Costa Rica garantiram suas vagas. As decepções ficaram por conta dos dois representantes do Estado na Série C. Águia Negra e Operário perderam os seus jogos e foram eliminados.

TO: Finalistas já forem conhecidos. Decisão foi nos pênaltis.

Os dois clubes finalistas do
Campeonato Tocantinense foram conhecidos neste sábado. O Tocantins, mesmo jogando fora de casa, conseguiu vencer o Juventude por 2 a 1 e garantiu sua vaga à decisão.
Já a outra partida foi definida nos pênaltis, mas o Gurupi se saiu melhor e se classificou.

Cambistas "enfiam a faca" por ingressos de jogo do Brasil.

Não é só no Brasil que há problemas com ingressos para
jogos. Para o duelo entre Paraguai e Brasil, neste domingo, válido pelas Eliminatórias da Copa de 2010, os 35 mil ingressos disponibilizados estão esgotados, segundo a empresa que controla a venda das entradas.
É possível, no entanto, comprar um ingresso com cambistas ao redor do Estádio Defensores del Chaco. No mercado negro, as entradas populares são negociadas pelo valor de U$ 100 cerca de R$ 170). O valor original dos bilhetes é de cerca de 50 mil guaranis ou U$ 12 - aproximadamente R$ 20.

Braga está sem casa para receber Timão. Onde será o jogo?

O local da partida entre Bragantino e Corinthians, no próximo dia 28 de junho, pela oitava rodada do
Campeonato Brasileiro da Série B.
A única certeza é de que o duelo não acontecerá no estádio do Braga, o Marcelo Stéfani. É que o local sofreu reformas no gramado recentemente e não ficará bom a tempo."Nós fizemos algumas melhorias em nosso gramado. O problema é que choveu muito nos últimos dias e isso atrasou a implantação do novo tapete. Por isso, as raízes da nova grama ainda não terão se fixado perfeitamente até o dia do jogo contra o Corinthians", revelou o presidente do Massa bruta, Marco Chedid.
Na segunda ou terça-feira, o dirigente alvinegro terá uma reunião com dirigentes do Timão e representantes da Federação Paulista de
Futebol (FPF) para definir o loca da partida.
O Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, chegou a ser cogitado, mas está praticamente descartado. O mais provável é que o jogo aconteça em Ribeirão Preto, no Estádio Santa Cruz.


Jogadores do Inter dedicam vitória a Fernandão.

Após a
vitória, por 2 a 1, sobre o Botafogo, alguns jogadores do Internacional dedicaram o resultado ao atacante Fernandão, que acertou a saída do Colorado para jogar no futebol do Qatar. Para Edinho, que herdou a faixa de capitão, os pontos são para o ex-camisa 9.


Série C: Técnico do Treze-PB satisfeito com coletivo.

O técnico do Treze, Luiz Carlos Cruz, classificou como satisfatório o primeiro coletivo dos jogadores nesta fase de preparação para a Série C do
Campeonato Brasileiro, realizado neste sábado, Estádio Ernani Sátiro (O Amigão).
A menos de um mês para o início da competição, o treinador já começa a montar o esquema tático que utilizará e os jogadores, por sua vez, vão mostrar o seu melhor para conquistar a vaga entre os titulares.


Macuglia teve 8 baixas no Figueirense na jogo contra Sport.

Nos últimos três
jogos, o Figueirense não conseguiu balançar as redes do gol dos adversários, mas neste sábado, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o time treinado por Guilherme Macuglia mudou isso, apesar de oito atletas entregues ao departamento médico.As duas últimas baixas aconteceram na última quinta-feira.
Foi confirmado que o meia Rodrigo Fabri está com um estiramento na coxa e fica fora de duas a três semanas. A última baixa foi o volante, Leandro Makelelê.
Os outros no departamento médico são: Carlinhos, volante; Fernandes, meio-campo; Tiago Prado, zagueiro; Maicon Talhetti, meio-campo; Bruno Santos, atacante; Alex Junior, atacante. Por isso, Guilherme Macuglia teve trabalho para montar sua equipe, além do que o time vinha de três partidas sem vencer.